As mudanças de filosofia dentro da BlackBerry têm deixado os fans mais puristas da marca pouco contentes. A decisão de usar Android e abandonar o BBOS é estratégica e muito interessante.
Mas a marca canadiana pode estar a preparar-se para levar esta ideia muito mais longe e abandonar de vez o seu sistema operativo, pelo menos durante 2016.
A decisão de lançar um equipamento com Android foi estratégica para a BlackBerry pretendia fazer renascer a marca nos mercados onde já teve um sucesso total e também trazer para si novos clientes, tradicionalmente utilizadores de outros sistemas operativos.
Mas o sucesso do BlackBerry Priv foi de tal forma grande que a marca está já a pensar lançar mais um modelo durante 2016, mantendo a mesma filosofia, pelo menos no sistema operativo.
Mas a BlackBerry quer ir mais longe e poderá não se ficar apenas por um novo smartphone este ano, podendo lançar um segundo, sempre dependente do sucesso deste e do crescimento da marca.
Estas informações foram reveladas pelo CEO da marca, John Chen, durante a CES deste ano. Chen revelou que podem ser até dois novos smartphones, sem datas planeadas e que os desenvolvimentos no BBOS 10 vão parar durante este ano.
Quanto ao BlackBerry Priv as palavras de Chen mostraram que mesmo com a boa resposta do mercado, o CEO da marca se mostra “cautelosamente optimista”.
So far, so good. I’m taking a cautiously optimistic view
É vontade da BlackBerry iniciar as vendas deste seu smartphone Android em 31 mercados e de o abrir também às operadoras norte-americanas, agora que acabou o período de exclusividade da AT&T. Custando, actualmente, 699 dólares, o seu preço deverá baixar com o passar do tempo.
Não são boas notícias para quem usa o BBOS 10 e tem nele a sua escolha de eleição. Para além de não surgirem novidades, a marca vai congelar os desenvolvimentos e as actualizações, o que pode ser o pronuncio o seu fim.
Será esta a abordagem correcta para trazer de volta a BlackBerry às posições de topo no mercado dos smartphones?