As limitações que as pessoas cegas têm no seu dia-a-dia impedem-nas de fazer muitas coisas. A falta de visão consegue ser uma barreira que muitas vezes é intransponível.
Mas há tecnologias que podem auxiliar neste tipo de casos e geralmente até são soluções simples do ponto de vista de inovação mas que conseguem garantir, de certa forma, qualidade de vida a quem mais precisa.
O Be My Eyes é um perfeito exemplo do que de mais simples se pode fazer e que vai transformar a vida das pessoas cegas.
Esta aplicação foi idealizada por Hans Jørgen Wiberg, também ele um invisual, num evento de fim de semana para Startups, e assenta num simples principio de entreajuda.
A aplicação permite quer aos cegos quer a quem se dispõe a ajudar comunicar entre si e ultrapassar algumas barreiras visuais.
Os utilizadores com deficiência visual são muitas vezes confrontados com situações em que necessitam de uma descrição visual do que está ao seu redor e que pelas suas limitações estão impossibilitados de ter.
É neste momento que o Be My Eyes entra em acção e coloca em comunicação as partes, sendo os voluntários usados para descrever o que está a ser mostrado, através de uma simples vídeo chamada.
A utilização do Be My Eyes é completamente gratuita e o utilizador é convidado na primeira utilização a indicar a sua posição na utilização da aplicação.
Ou são um utilizador invisual e sempre que necessitarem vão “pedir” ajuda pela aplicação ou são um voluntário que sempre que houver necessidade de apoio será chamado para descrever o que o vídeo está a mostrar.
Para dar um maior grau de confiança aos utilizadores existe um sistema de pontuação que é atribuído aos voluntários e que mostra não apenas o número de vezes que foi dado apoio mas também a qualidade do mesmo.
O Be My Eyes será usado em situações do dia-a-dia para algo tão simples como ler o prazo de validade de um pacote de leite ou ajudar na escolha de um caminho para um determinado local onde normalmente um cego não vai.
Para já o Be My Eyes está apenas disponível para iOS, mas os seus criadores esperam muito em breve lançar a versão Android e assim alargar a utilização desta App a um ainda maior leque de utilizadores.
É uma simples ideia, mas com um potencial enorme. Assenta apenas na boa vontade dos utilizadores voluntários, quem em poucos minutos podem ajudar qualquer pessoa necessitada.
Será um pequeno gesto que fará muitas vezes a diferença para quem realmente precisa de ajuda, para ultrapassar uma limitação que é, em determinadas situações, um impedimento total no dia-a-dia.