Pplware

Acha que as apps do seu Android o espiam? Esqueça isso… são poucas

Falar em Android é normalmente sinónimo de falar em insegurança especialmente ao nível das apps. Apesar de existir uma loja de aplicações oficial da Google, a verdade é que por lá são encontradas várias apps com malware e esquemas que levam os utilizadores a instalar o que não querem.

No entanto, segundo um estudo recente, são mesmo poucas as apps que espiam os utilizadores.


A ideia que o Android é um sistema que não garante a melhor segurança pode ser encarada como um mito. Muita das vezes, o problema está nas apps que os utilizadores instalam, sendo que muitas delas nem estão na loja oficial das aplicações da Google.

Após uma avaliação exaustiva a mais de 17 mil apps (das mais populares) que estão na loja de aplicações da Google Google Play, AppChina, Mi.com e Anzhi, concluiu-se que a grande maioria das apps não “espia” os utilizadores. A investigação foi levada a cabo por investigadores da Northeastern University em Boston, que referem apenas existir algumas apps que “abusam” nas permissões que normalmente nem necessitam.

Os investigadores destacam, pela negativa, a app GoPuff que dá suporte a um serviço de entrega de comida e que tira screenshots enquanto os utilizadores usam o smartphone, sendo que as imagens são posteriormente enviadas para servidores remotos. Além da app GoPuff  há também a app TestFairy que tem comportamentos idênticos e que também está na loja de aplicações da Google.

Depois existem algumas apps de edição de fotografia como é o caso Photo Cartoon Camera, FaceApp, Prisma Photo Editor e InstaBeauty que enviam as imagens para servidores remotos, para que estas sejam processadas, e tal ação não tem qualquer consentimento por parte do utilizador.

Quem pretender ler em maior detalhe toda a investigação pode obter o paper aqui.


Para aumentar a segurança do seu Android

Exit mobile version