A guerra de números entre o iOS e o Android e a Apple e a Samsung são frequentes e revelam as posições de cada mercado em relação às suas preferências. Os mais recentes números mostram que há mudanças importantes.
Os dados referentes ao mercado americano mostram uma subida forte da Apple, que se propagou a outras áreas. A Samsung cresceu, mas num único mercado.
Os mais recentes números da Kantar, referentes aos 3 meses que terminaram em agosto, mostram que o mercado americano, um dos mais importantes de todos, mudou. A Samsung perdeu terreno e a Apple conseguiu aproveitar para si, estando neste momento as duas marcas empatadas. Este crescimento da Apple foi fruto das suas vendas no período do verão.
Este crescimento da Apple foi também visto em vários outros mercados onde conseguiu recuperar terreno ao Android e em especial à sua rival Samsung. A Samsung conseguiu, no entanto, crescer e atingir um novo máximo de três anos no mercado do Reino Unido, onde domina agora de forma isolada.
No que toca à posição global dos sistemas operativos, o Android continua a dominar de forma destacada, com comportamentos mistos nos diversos mercados, com quebras nos EUA, em Espanha e China. Os crescimentos mais significativos deram-se no Reino Unido, França, Itália, Austrália e EU5.
O Windows Phone, mais uma vez, perdeu terreno em todos os mercados, mesmo aqueles onde ainda tinha uma presença significativa. Os seus valores de mercado estão cada vez mais próximos do zero, como acontece já na China.
O mercado chinês, um dos mais fortes e interessantes do globo, é atualmente dominado pela Huawei, que detêm mais de 30% de quota e que se espera que não venha a ser alterado no futuro próximo.
A chegada dos iPhone 8 e X vão trazer ainda mais interesse sobre os produtos da Apple e assim aumentar ainda mais a quota desta empresa no mercado móvel. Espera-se, por isso, que a Apple volte a crescer nos próximos meses, ganhando ainda mais espaço aos seus adversários.