Pplware

App Store e Google Play excedem US$ 23 mil milhões em receita no 1º trimestre

A Apple e a Google têm motivos para festejar. As gigantes da tecnologia conseguiram que as suas lojas de aplicações, somassem mais de 23 mil milhões de dólares de receita, neste primeiro trimestre.

Estes resultados poderão também estar relacionados com o confinamento das pessoas, uma vez que, assim, têm mais tempo para recorrer aos dispositivos móveis.


App Store e Google Play com receita acima dos 23 mil milhões de dólares

A plataforma App Annie, demonstra que os consumidores bateram o recorde de despesas em aplicações móveis, no primeiro trimestre de 2020.

Segundo o recente relatório, foram gastos mais de US$ 23 mil milhões, cerca de 21 mil milhões de euros, na App Store e Google Play. Em suma, na loja da Apple foram gastos 15 mil milhões de dólares, cerca de 14 mil milhões de euros; por sua vez na loja da Google os consumidores desembolsaram 8,3 mil milhões de dólares, ou seja 7,7 mil milhões de euros.

As duas lojas de aplicações obtiveram um crescimento nas receitas de 5% comparativamente ao mesmo período do ano passado.

No gráfico acima podemos verificar que os consumidores gastam dinheiro sobretudo em aplicações de gaming, sendo que o consumo é superior, em apps gaming e não gaming, nas apps para iOS.

A Apple pode ser a loja onde os consumidores gastam mais dinheiro, mas é no Google Play que é feito o maior número de downloads de apps, num total de 22.5 mil milhões, o que corresponde a um crescimento de 5%. As apps não gaming representam a maioria, com 55%. A Índia e o Brasil são os países que mais fazem download das apps da Google.

Neste campo, a App Store cresceu 15%, com mais de mil milhões de downloads, com 65% a corresponder às apps não gaming. A maioria dos consumidores da loja da Apple são a China e EUA.

 

O tempo que os consumidores passam nas apps também aumentou

Outro resultado do relatório é o tempo gasto pelos consumidores em apps e jogos, o qual aumentou 20% neste primeiro trimestre, com quase 40 mil milhões de horas.

Como podemos ver no gráfico seguinte, o tempo gasto também tem vindo a aumentar, gradualmente, de trimestre para trimestre.

Por sua vez, no que respeita à média de horas gastas, nas apps não gaming, o aumento é geral nos EUA, Itália, Alemanha, França e Reino Unido.

O país com o aumento mais significativo foi a Itália, seguido da França, EUA, Alemanha e o Reino Unido foi onde menos se evidenciou.

E o TOP de apps em todo o mundo é…

A nível de apps em concreto, o seguinte gráfico mostra as quais que os consumidores mais fizeram download, onde gastaram mais e as que têm mais utilizadores mensalmente ativos.

Nos downloads, o TikTok lidera, seguido do WhatsApp, Facebook, Instagram e Facebook Messenger, nos primeiros lugares.

O Tinder foi a app onde os consumidores gastaram mais, seguido do Youtube e Netflix. Já o TOP das apps onde há mais utilizadores ativos mensalmente, é liderado pelo Facebook, WhatsApp, Facebook Messenger e WeChat, ou seja, da categoria da conversação.

Exit mobile version