Pplware

Xiaomi procura conquistar o mercado europeu e aponta aos Estados Unidos

Durante vários anos, a Xiaomi utilizou uma estratégia de venda muito centrada no mercado chinês e indiano.

Depois de uma reformulação nesta estratégia, a marca chinesa está agora mais global e pretende entrar em cada vez mais mercados.


Nos seus primeiros anos de vida, a Xiaomi apostou na comercialização de produtos online direcionados para o seu mercado local, o chinês. Posteriormente, viu na Índia um mercado a explorar e tentou ainda a presença no Brasil, local que já praticamente abandonou.

Durante este período, a marca chinesa passou por altos e baixos, que a obrigaram a repensar a sua estratégia de venda. A aposta no mercado indiano foi reforçada, foi lançado um programa alargado de abertura de lojas físicas e foi delineado um programa de expansão internacional.

Esta expansão já é visível desde o ano passado, tendo a Xiaomi entrado na Europa em força, a começar pela presença oficial em Espanha, onde podemos encontrar uma Mi Store. Entretanto, a marca chinesa tem também entrado noutros países europeus, como é o caso de Portugal, Alemanha, Áustria, Irlanda e Suíça onde tem feito uso de parcerias com operadoras e lojas da especialidade.

Para 2018, a Xiaomi já anunciou novas expansões no continente europeu já este mês, como é o caso de Itália e de França.

Estados Unidos será a aposta seguinte

Depois de entrar em larga escala na Europa, a Xiaomi está já a pensar em novos planos. Aproveitando o dinheiro que irá receber com a entrada na bolsa, a marca chinesa está a alinhavar uma estratégia para atacar o mercado americano.

Esta poderá ser uma aposta algo arrojada, tendo em conta os vários problemas que outras marcas chinesas, como a Huawei e a ZTE, têm tido neste mercado. O governo americano tem tentado fechar as portas às empresas chinesas, alegando que estas espiam para o governo chinês.

No entanto, este não parece ser um impedimento para a Xiaomi, que se prepara para tentar a sua sorte num dos maiores mercados do mundo e assim caminhar para se tornar numa das maiores fabricantes a nível global.

 

Exit mobile version