Por Miguel Almeida para o PPLWARE.COM
Por vezes saímos de casa e de repente precisamos de ter Internet por qualquer motivo mas o ecrã do smartphone por vezes é demasiado pequeno ou o que pretendemos fazer não o conseguimos lá realizar. Pois bem, se estiver num sítio sem Wifi e tiver serviço de dados da operadora móvel pode sempre partilhar esse serviço com os equipamentos que quiser (PC, tablet, etc…) criando uma espécie de rede ad-hoc com o seu Android. Algumas custom ROM’s e mesmo stock ROM’s não trazem uma opção chamada “Ligação ponto a ponto” que é usada essencialmente para esta partilha de rede, mas há várias aplicações que fazem esse serviço e diga-se, muito bem. Uma destas aplicações é a WiFi Tether for Root Users disponível na Play Store da Google.
Como o próprio nome indica esta aplicação permite fazer wifi tetheringpara utilizadores que tenham o seu equipamento rooted. Os clientes podem ligar-se via Wifi e ficam habilitados a usar os dados móveis (2G, 3G ou 4G) do smartphone depois de autorização por parte do dispositivo Android.
Pré requisitos para a utilização da WiFi Tether for Root Users:
- Root;
- Netfilter activado no kernel (mesmo a maioria dos kernel que vêm com as stocks roms trazem esta opção activa).
Características:
- Opção de Widget, com um simples toque pode activar/desactivar a aplicação;
- Desativar a partilha depois da configuração estar em stand by;
- Função de controlo de acesso, permite autorizar ou negar a utilização dos dados móveis a um equipamento;
- Encriptação Wifi. Em geral 128-bit WEP e WPA/WPA2 só para dispositivos suportados;
- Definições para wifi-SSID, wifi-channel, lan (permite mudança do endereço de rede), mudança de DNS primário/secundário, entre outras…
Em termos de configuração, no meu equipamento deixei tudo de origem alterando só o canal, SSID, e activei o controlo de acesso.
Este tipo de aplicações são sempre úteis para o dia a dia de quem tem a necessidade de estar sempre ligado à Internet, mas contudo, a maioria das operadoras não gosta deste tipo de aplicações dizendo mesmo que violam os seus Termos de Uso/Serviço.