A segurança sempre tem sido um dos pilares do WhatsApp. Este serviço da Meta quer proteger a informação, quer quando esta viaja na Internet, quer de forma física nos smartphones. Agora, e para dar mais segurança, é o WhatsApp testa novas formas de autenticação.
Existem muitas formas de garantir a segurança dos utilizadores dos serviços web e das apps que a eles acedem. Todas precisam de ser abordadas e garantidas, quer virtual, quer fisicamente.
O WhatsApp tem procurado oferecer aos utilizadores todas as formas possíveis de estes se protegerem. A prova disso é a possibilidade de usar a impressão digital para bloquear esta app ou para proteger as conversas mais privadas.
Agora este serviço da Meta dá mais um passo no Android e traz outras formas de autenticação. Já não é apenas a impressão digital, podemos usar também um PIN ou o reconhecimento da face.
Apesar de não permitir escolher qual a forma de autenticação, os utilizadores não vão ter qualquer problema. O WhatsApp vai olhar ao Android e usar o que está definido e em utilização no sistema.
Para além de permitir esta opção, o WhatsApp também permite definir o tempo para o bloqueio. O utilizador pode escolher que este seja imediato, mas ao fim de 1 minuto ou ao fim de 30.
Está novidade está ainda só a ser testada por um grupo limitado de utilizadores, mas promete em breve ser acessível a todos. Os utilizadores agradecem e está nova medida de segurança certamente que será bem-vinda.