Todos os que são consumidores de tecnologia já se cruzaram alguma vez com o Video LAN Client. Este fantástico leitor multimédia está presente em quase todas as plataformas e para um grande número de formatos de vídeo e áudio.
A versão Android, que estava há já 2 anos em beta e a sofrer desenvolvimentos constantes, viu agora a chegada de novidades e a promoção à primeira versão estável.
São várias as frentes onde o VLC está a ser desenvolvido. A versão Windows (Phone e RT) é a que mais tem demorado a sair, mas estando já numa fase de testes pública, não deverá demorar a ver a luz do dia.
Mesmo com todos estes desenvolvimentos a decorrer, a equipa que trata da versão Android ainda teve tempo de a actualizar, tratando de resolver alguns problemas pontuais que afectavam o VLC.
Com a nova versão lançada hoje, o VLC está mais maduro e perde de vez a aura de aplicação beta, tornando-se uma aplicação estável e madura.
A maioria das novidades está mesmo centrada na resolução de problemas que surgiram com a chegada do Android Lollipop e que introduziram alguma instabilidade na sua utilização.
Soma-se ainda algumas melhorias em problemas específicos com a família de processadores ARMv8.
O muito esperado suporte para o Chromecast acabou por não chegar ainda, esperando-se, no entanto, que surja muito em breve.
A interface da versão Android mantêm a que é já conhecida das restantes versões do VLC e é extremamente simples de usar.
Todas as opções estão facilmente acessíveis e a reprodução de vídeos é garantida com o recurso à maximização da área útil, permitindo uma excelente visualização.
O VLC está preparado para correr quer em dispositivos recentes como em smartphones com capacidades menores. O suporte existe para as versões do Android desde a 2.2.
Se conhecem o VLC de outras plataformas então vão sentir-se à vontade com esta versão para Android. A versão 1.0 não traz grandes novidades, mas marca uma nova era no desenvolvimento desta excelente aplicação.