É já um processo normal e recorrente fazermos testes à velocidade de ligação à Internet. Habituámo-nos a este passo para garantirmos a qualidade destas ligações e para sabermos se estamos ou não a ter o serviço contratado.
Mas estes testes apenas medem de uma forma global, sem olhar a detalhes. Por isso, surge agora uma nova possibilidade, a de fazermos testes detalhados, por aplicações. Há uma nova forma de saber a velocidade de acesso à Internet das aplicações que usamos no Android.
Existem muitas ferramentas para testar a velocidade de acesso à Internet nas plataformas que usamos. A maioria usa ligações diretas para servidores remotos e mede apenas a velocidade de transferência.
Mas agora a Ookla melhorou a sua app Speedtest e passou a ter uma opção para avaliar a velocidade de ligação das apps que estão a uso no Android. Esta é uma função importante para quem precisa de avaliar os consumos e a velocidade de ligação destas apps.
Tudo se baseia na utilização de uma VPN da Ookla
Para o conseguir a Ookla criou uma forma simples e criativa. Através de uma VPN, canaliza todo o trafego durante os testes e avalia estas velocidades. Para usar devem aceder à app da Ookla e escolher a opção Ferramentas.
Vão querer usar a opção SpeedTesla Live, que vai de imediato querer instalar a VPN da Ookla. Devem autorizar para poderem avançar. Sem esta não podem realizar os testes. Apenas durante a avaliação esta vai estar ativa.
Velocidade de ligação das aplicações à Internet no Android
Ao habilitarem o Speedtest Live, o tráfego de cada app é avaliado e é apresentada informação sobre a velocidade de upload, download e do volume de tráfego que foi monitorizado e avaliado. Esta informação é apresentada em grupo, numa tabela e num gráfico.
Cada uma dessas apps pode ser vista em detalhe e ai encontram mais informação. Para além das velocidades e do volume consumido, podem também ver o tempo de ping, o jitter e a percentagem de perda de pacotes.
Esta pode ser uma informação útil para quem tem problemas em algumas apps ou para quem quer testar o que cada uma consome no acesso à Internet. Recorre a uma VPN, que devem sempre desativar depois dos testes que realizarem.