Pplware

Preview Google Nexus 7

O tablet mais esperado do ano chegou ao mercado há cerca de um mês e tem causado furor e muitas rupturas de stock. Vem preencher uma lacuna no mercado de tablets Android e contrariamente ao que se pensa o seu objectivo não é derrubar o iPad, mas sim conquistar um espaço de mercado apenas explorado anteriormente pelo Kindle Fire da Amazon.

Vamos conhecer o famoso Nexus 7 – um quad-core construído pela Asus com ecrã de alta definição por menos de 200 euros.

O que é o Nexus 7?

O N7 é o novo tablet oficial da Google e foi o primeiro dispositivo a sair com o Android 4.1 Jelly Bean instalado de fábrica. Tem a particularidade de ser um device low cost, estando à venda por 199 dólares a variante de 8GB, e 249 dólares a variante de 16GB equipado com o poderoso Tegra 3 Quad-Core.

Especificações Técnicas

Como a Google não o vende para Portugal, precisei de arranjar alguém nos EUA para me comprar o tablet e depois enviar-me para casa. Para os mais curiosos, comprei-o por pouco menos de 200 euros, valor quase que simbólico dado que a Google para o produzir gasta, em média, cerca de 155 euros. Então onde é que vão buscar lucro? Utilizando o método da Amazon, a Google vai buscar dinheiro ao seu novo mercado no Google Play para compra e aluger de Filmes, Música, Livros etc… daí quererem difundir o seu tablet para o maior número de pessoas para depois lucrar com conteúdo. É concerteza uma aposta forte num tipo de mercado até agora pouco explorado pelo gigante da tecnologia.

Equipado com o Android Jelly Bean 4.1.1 a nível de performance este dispositivo é provavelmente o melhor tablet Android do mercado. Devido às alterações no 4.1 não se vê lag ou lentidão durante o seu uso, contrariamente ao que acontece a quase todos os tablets Androids que existem (uma das razões por nunca ter comprado um tablet com o SO da Google). O Tegra 3 também ajuda pois é bastante poderoso. Na análise final irei colocar screens de benchmarks e afins para uma comparação mais profunda do a que quero transmitir neste preview.

A nível de bateria tem se portado muito bem. Como não tem comunicações móveis é menos um radio a consumir energia. Tenho conseguido cerca de 5/6 horas de tempo de ecrã ligado com uso absolutamente normal, o que é muito muito bom para um aparelho deste tipo. Ainda não tenho muito mais informação disponível, ainda nem uma semana de uso tenho para poder comparar melhor, mas os resultados iniciais são muito surpreendentes.

O painel de 7 polegadas em HD 720p com a tecnologia IPS é agradável e definido. Aqui é onde se começa a notar algo do “low cost” deste aparelho. Apesar de ter uma boa qualidade de imagem tem pouco brilho comparado com muitos dispositivos mais high-end, e tem ângulos de visão pouco amplos. O ecrã é muito agradável e pelo preço que paguei pelo N7 é mais do que suficiente ter um painel destes, mas não tem um nível de um AMOLED Plus do Samsung Tab 7’7. Tem cores relativamente correctas, mas tem uma ligeira pontinha de amarelo tendo um branco menos natural.

Este Nexus 7 tem uma boa qualidade de construção, aliás surpreendeu-me bastante pela positiva tendo em conta o preço que pagamos por ele. Sente-se bem na mão, é pesadito (como eu gosto, mas quem goste de aparelhos mais leves este não é ideal). Não se sente o low-cost na qualidade de construção, o que é fantástico.

Esperem pela análise final para uma review detalhada sobre todos os aspectos deste Google Nexus 7. Estou verdadeiramente entusiasmado com este Nexus 7. É rápido, é Google, tem Jelly Bean, tem o bootloader unlocked, é um dispositivo para developers, é bonito, é estável… custa 199 dólares…199 dólares…

Fotografias:


Homepage: Google Nexus 7

Exit mobile version