No mundo das aplicações para Smartphone são várias as que foram desenvolvidas para o ajudar na organização da vida pessoal. Existem os calendários aos quais se podem adicionar eventos ou tarefas, existem os simples blocos de notas ou os gestores de tarefas.
De entre os vários gestores de tarefas da Play Store hoje o destaque vai para o Todoist. Uma aplicação que permite manter as suas tarefas sincronizadas nos vários dispositivos Android e ainda em qualquer computador através do browser.
À velocidade que passam as 24 horas de um dia, é importante que tarefas importantes a que lhe estavam destinadas não fiquem por cumprir. Se há uns anos o bloco de notas e a caneta eram essenciais em qualquer mala, hoje em dia, são os Smartphones os eleitos para desempenhar a sua função.
A Todoist é uma aplicação disponível para Android que pretende corresponder às exigências dos utilizadores que têm necessidade de anotar todas as tarefas a executar no dia-a-dia. Com uma aparência elegante esta app é muito intuitiva e prática no que toca à ajuda da gestão das actividades diárias.
Através do Todoist o utilizador poderá manter sincronizadas todas as suas tarefas nos vários dispositivos incluindo no computador, através do browser. Portanto, a qualquer momento que surja algo que não se deve esquecer é mais simples pegar no dispositivo que tem mais à mão e introduzir a informação.
O gestor de tarefas obriga ao registo, que poderá ser feito através da definição de um nome de utilizador ou simplesmente através da conta G+. E está pronto a utilizar.
Definir prioridades para diferentes tipos de tarefas, catalogá-las por assunto, definir datas, partilhar tarefas com outras pessoas, são algumas das funcionalidades disponíveis de forma gratuita com esta aplicação.
O acesso às várias tarefas pode ser feito através de alguns filtros. Poderá ter acesso as tarefas que se encontram na caixa de entrada, e aí estarão todas as que não têm nenhum “projecto” associado, poderá ver as tarefas que tem para executar no próprio dia ou durante a próxima semana (7 dias), as que estão associadas a cada projecto distinto e ainda ter acesso às mesma pela prioridade com que foram definidas.
Os “projectos” poderão ser entendidos como assuntos principais, aos quais se podem associar algumas tarefas definidas por data e prioridade. Estes projectos deverão ser definidos antes de adicionar uma nova tarefa, para que a possa direccionar logo para o projecto pretendido.
Para a introdução de uma nova tarefa deverá carregar no símbolo + (tanto no smartphone, como na Web), escrever a respectiva acção, definir qual o projecto a que deve ser associada, caso exista, e definir um dia para a sua execução. Poderá ter acesso a mais algumas opções, carregando em “more”, como definir as prioridades de execução, etiquetar (só para utilizadores Premium) ou torná-la numa sub-tarefa.
Características Gerais:
- Partilha de projectos, delegação de tarefas e colaboração com terceiros
- Sincronização automática da lista de tarefas em todos os dispositivos
- Definição de datas de limite e datas recorrentes para tarefas
- Acesso às tarefas mesmo offline
- Widgets para introdução de novas tarefas e visualização de tarefas
- Integração com Google Now e Dashclock e outros recursos avançados
Na versão Premium os utilizadores poderão ter acesso a outras funcionalidades, nomeadamente a configuração e recepção de lembretes através de SMS ou e-mail, incluir notas nas tarefas agendadas, sincronização com calendário, entre outras.