Pplware

Tinder: A app que promete encontrar a sua alma gémea

Aplicação tem já mais de 450 milhões de utilizadores

O mundo cibernético trouxe uma nova forma de comunicação e de interação entre as pessoas. Desde as redes sociais, aos chats, passando pelas aplicações de encontros, todas estas novas plataformas nos permitem, hoje, estar em contacto de pessoas que, doutra forma, era difícil sequer conhecermos.

Recentemente tem-se falado muito do Tinder, a aplicação que nos permite conhecer várias pessoas do nosso interesse, e, quem sabe, encontrar a nossa alma gémea!

Tinder é uma aplicação desenvolvida por Sean Rad, e que utiliza a geolocalização para encontrar pessoas que estão perto de si e nas quais pode ter interesse. Faz-me lembrar um projecto português que já falámos aqui, o Pick.ee.

Podia ser uma rede social de encontros como tantas outras, no entanto comecei a aperceber-me que eram várias as pessoas que falavam do Tinder e, depois de verificar que a app já tinha um número de utilizadores bastante considerável, resolvi ver o porquê de tanto sucesso.

O Tinder tem já mais de 450 milhões de utilizadores e tudo indica que já conseguiu unir mais de 100 milhões de pessoas.

A App está disponível para iOS e para Android, onde já tem entre 1 000 000 – 5 000 000 instalações.

Para entrar no Tinder deve fazer login com a sua conta do Facebook, mas o Tinder compromete-se a não publicar nada no seu mural, nem mostrar mais que os dados que pretender para os restantes utilizadores do Tinder.

Após entrar, o Tinder assume a sua idade/género/localização e localiza automaticamente pessoas de género diferente, dentro da mesma faixa etária e que se encontram razoavelmente perto de si. Nas configurações da app, pode alterar o tipo de pessoas que pretende encontrar.

Finalizadas as configurações, vão surgir-lhe várias imagens de pessoas que ‘preenchem os seus requisitos’ e nas quais pode colocar Like ou Passar para outra pessoa. Pode também fazer esta operação arrastando a fotografia para a esquerda (Passar) e para a direita (Like).

A pessoa em questão não vai saber que fez like/passou. Somente quando, alguém a quem fez like, lhe faz também a si, o Tinder dá a indicação ‘It’s a Match’, e tem então a oportunidade de entrar em contacto por chat com essa pessoa. Doutra forma não a consegue contactar, nem ela a si.

Cada utilizador pode ter mais que uma foto de perfil (sincroniza com as fotografias do Facebook), e ainda algumas informações sobre si, as quais o Tinder indica os interesses em comum consigo.

Esta app parece estar a cativar várias pessoas não só pelo seu conceito simplista, como também porque pode ser uma forma mais segura de conhecer pessoas online e marcar encontros, uma vez que a app parece ser bastante rígida quanto à segurança dos nossos dados não permitindo, por exemplo, a entrada a menores de 13 anos, dando a possibilidade de bloquearmos/denunciarmos abusos sempre que se verifiquem.

Críticas da Imprensa Internacional

“É raro qualquer app conseguir imitar a vida real, mas esta conseguiu justamente isso.” – Fast Company

“A aplicação é claramente viciante.” – The New York Times

“‘Tinder’ é um verbo. Ele se tornou tão popular que o nome da app é uma acção.” – The Huffington Post

“Todas as pessoas que eu conheço estão a falar dela [app] de repente.” – New York Magazine

“O Tinder é um aceno pós-moderno a uma maneira mais primitiva de flirts liberais.” – The Man Repeller

Veja aqui o vídeo de apresentação do Tinder:

Conhecia ou já utilizou o Tinder? O que pensa desta forma de conhecer pessoas?


Licença: Grátis
Sistemas Operativos: iOS 7.0+ | Android 2.2+
Download: iOS | Android
Homepage: Tinder

Exit mobile version