A Asus tem feito um grande esforço para se intrometer entre as grandes marcas do mundo dos smartphones, sendo responsável pela apresentação de algumas características inovadoras nos seus dispositivos.
A mais recente novidade da Asus, incluída na linha Zenfone, é o Asus Zenfone Go TV, um telemóvel equipado com um sintonizador TDT.
O conceito de televisão no telemóvel não é novo, tendo sido uma aposta de marcas como a ZTE durante vários anos. Mas, embora não seja pioneira no conceito, a Asus é a primeira marca a aplicar esta tecnologia sem a necessidade de uma antena externa e sem recurso a dados móveis ou WiFi.
Numa apresentação inesperada, a Asus apresentou o ASUS ZenFone Go TV, um novo modelo de gama média-baixa que permite ao utilizador ver televisão em qualquer lugar.
Neste novo modelo a Asus apostou num ecrã de 5,5 polegadas com resolução HD e proteção Gorilla Glass 3, que oferece um brilho máximo de 450 nits para facilitar a visualização no exterior. Está equipado com um processador Qualcomm Snapdragon 400, 2 GB de RAM, 16 ou 32 GB de memória interna extensível por microSD, além de contar com 100 GB no Google Drive fruto de um acordo entre a marca taiwanesa e a Google.
No departamento fotográfico, o ASUS ZenFone Go TV vem equipado com uma câmara principal de 13 MP com flash LED de dois tons, uma abertura de f/2.0 e gravação FHD a 30 fps, além de uma câmara frontal de 5 MP com abertura F/2.0 também com gravação FHD a 30 fps.
Em questão de conectividade, este modelo está equipado com Dual-SIM com LTE, GPS e um sintonizador digital de televisão da Sony, responsável pela possibilidade de visualizar televisão sem recurso a dados.
O Asus vem equipado com uma bateria de 3010 mAh para poder aguentar longos períodos de tempo de visualização de televisão, pesa 160 gramas e possuí uma espessura de 10,7 mm. Vem equipado com Android 5.1 personalizado com a ZenUI 2.0.
O ASUS ZenFone Go TV tem um custo anunciado de, aproximadamente, 150€ no Taiwan, devendo encarecer um pouco na Europa. Este modelo chegará inicialmente ao mercado alemão, seguindo posteriormente para outros mercados.
Infelizmente, pelas informações fornecidas até ao momento, podemos verificar que a TDT portuguesa não é suportada por este modelo, restando apenas esperar para saber se o suporte será posteriormente adicionado.