Os nossos smartphones estão carregados de aplicações. Aplicações úteis, que utilizamos diariamente, e aplicações que só servem para piorar o desempenho e a autonomia do smartphone.
São essas que deve considerar desinstalar do seu Android!
1. Qualquer aplicação de previsão do tempo
As aplicações e widgets de previsão do tempo consomem dados com grande frequência ao longo do dia, ocupam espaço e, na verdade, nem são nada úteis na maioria dos dias. Saber a previsão do tempo não é algo que precise com frequência, a não ser que tenha de arranjar tema para o típico “desbloqueador de conversa”.
A grande maioria dos Android têm disponível o Google Now, que lhe mostra o tempo sempre que o abre, ou uma simples pesquisa no browser dar-lhe-à a resposta que pretende.
2. Aplicações de limpeza, tipo Clean Master
Para que necessita de uma aplicação extra a trabalhar no seu Android se o pode limpar sozinho?
Muitas das aplicações que utiliza diariamente fazem uma utilização abusiva da memória interna no smartphone a guardar dados em cache e são esses dados que a maioria das aplicações de limpeza removem.
Manualmente, poderá aceder às configurações do seu Android e em Armazenamento, fazer uma limpeza da cache.
Leia ainda: Limpe a Cache e liberte espaço no seu smartphone Android
3. Facebook
O consumo excessivo de bateria, de RAM e até de dados móveis (quando necessário) são os principais problemas da aplicação do Facebook. A aplicação está desenvolvida de uma forma exemplar, com a qual se podem executar todas e mais algumas funções, mas isso acaba por ser prejudicial para o smartphone.
Uma das soluções é optar pela utilização do Facebook através do browser ou pelo Facebook Lite.
Leia ainda: Facebook Lite: usar ou não usar, eis a questão
4. Antivírus
Existem algumas regras básicas que deve ter em consideração no momento de instalar novas aplicações no seu Android. Deverá instalar apenas aplicações da Play Store, à partida foram criteriosamente avaliadas pela equipa da Google para lá poderem estar disponíveis, ou instalar APK de empresas/sites/serviços de “confiança”.
Tendo este aspecto em consideração, as aplicações deste género acabam por ser completamente inúteis. Além do mais, o Android e a PlayStore já dispõem de serviços nativos que o alertam para o perigo da instalação de vírus e malware.