Pplware

Splay Launcher – uma forma diferente de utilizar o Android

O sistema operativo móvel Android é caracterizado por uma elevada capacidade de personalização disponível nativamente. Sem recorrer a qualquer modificação do que quer que seja, é possível alterar o Launcher, o ecrã de bloqueio, o teclado, as aplicações de marcador, contactos, mensagens, entre muitos outros.

O que mais impacto tem é o Launcher, já que inclui o gestor de ecrãs e o lançador de aplicações, pois é geralmente a partir dele que é iniciada qualquer acção. E se a forma de interagir com o Launcher fosse completamente diferente?!

O Splay Launcher introduziu um novo conceito e reinventou a forma de interacção com o Android.

Ainda em fase Beta, o Splay Launcher altera completamente a forma de interacção com um Smartphone Android, sendo bastante rápido e funcional… de uma forma diferente.

Tudo parte de um único ponto, no centro da margem direita do ecrã, e com um único dedo (preferencialmente o polegar direito), sem sequer o levantar, é possível chegar à acção pretendida de forma muito rápida e precisa.

O conjunto de opções disponíveis em cada secção expande sempre em leque, a partir do centro da margem direita do ecrã, e estão divididas em 4 categorias principais: Phone, Diary, Media e Apps.

Em cada uma destas categorias é possível navegar para opções relacionadas. Por exemplo, em Phone, surgem as opções Phone, Contacts, Call Logs, Missed Calls, Redial e Profiles. Em algumas delas é possível expandir ainda num nível mais à frente de modo a especificar mais o que se pretende.

anterior próxima
Aliado a tudo isto há ainda a possibilidade de pesquisa. Essa pesquisa, após introduzir as palavras-chave, engloba os contactos, aplicações e música. Basta um clique sobre o resultado para desencadear a acção. E como aqui não é possível ter um Widget para pesquisa online, mesmo ao lado da caixa de pesquisa existe um botão com o desenho do planeta terra, que encaminha a pesquisa das palavras-chave para o Browser.

Para suspender uma acção, ou seja, voltar atrás na acção iniciada, basta largar o dedo fora de qualquer elemento do “leque” (no topo ou na base do ecrã). É imediatamente recuperado o Homescreen e está pronto a iniciar uma nova escolha.

O Splay aparenta ser um conceito bem sustentado, tem uma boa organização e não esquece o que é essencial. Para o utilizar pode ser necessário apenas um pouco de treino de modo a mecanizar o local de cada opção. Seria bem-vinda uma tradução para Português, vamos esperar que a versão final traga essa e muitas outras novidades!

 

Exit mobile version