Os nossos dispositivos móveis são autênticos “bancos de informação” já que neles mantemos muita informação sensível (ex. password, código do multibanco, códigos de acesso ao site das finanças, etc, etc). Por outro lado, a grande capacidade de armazenamento destes novos dispositivos, o utilizador raramente se preocupa em ir apagando ou pelo menos fazer um backup da informação mantida nos e-mails, SMS, etc. E se perder ou lhe roubarem o smartphone?
Para os utilizadores que pretendam fazer backup das suas SMS, uma vez que o Android não disponibiliza uma ferramenta nativa para esse efeito, apresentamos o SMS Backup & Restore.
Como diz o ditado português “Depois da casa roubada, trancas à porta”! SMS Backup & Restore é uma aplicação para Android que permite ao utilizador o backup e posterior restauro de todas as mensagens SMS do seu smartphone. Desta forma, o utilizador deixa de ter essa informação exposta no smartphone, guardando-a num simples ficheiro no formato XML. No futuro, se pretender aceder a essa informação, basta fazer o restauro da mesma.
Principais funcionalidades da aplicação SMS Backup & Restore
- Guarda as mensagens SMS no formato XML
- Possibilidade de agendar backups
- Possibilidade de ver no smartphone a informação contida nos backups
- Possibilidade de enviar o backup realizado via e-mail
- Possibilidade de apagar todas as SMS do seu smartphone
Na interface de configuração da aplicação, são muitas as funcionalidades disponibilizadas. O utilizador pode definir qual a pasta para realizar os backups, várias definições relativamente aos backups (ex. nome do ficheiro, apenas mensagens seleccionadas, acrescentar data, etc), definir uma password para o ficheiro que vai conter os backups, etc.
A aplicação SMS Backup & Restore é bastante completa e muito simples de utilizador. Através dela podemos guardar as nossas mensagens SMS num lugar seguro, evitando assim que, no caso de acontecer alguma coisa ao nosso equipamento, essa informação caia “em mãos” de algum prevaricador.
Já pensou o que poderiam fazer com a informação que mantém no seu dispositivo móvel?
Nota: Agradecimento ao Rui Jorge pela dica