O malware é, sem dúvida, uma das maiores pragas “tecnológicas” do século. Além de ter a capacidade de “vigiar” o utilizador, o malware pode até tornar o sistema inutilizável, obrigado o utilizador a repor o mesmo.
Mas, normalmente, o malware nos equipamentos móveis só aparece depois do utilizador ter comprado o dispositivo e de “ingenuamente” o ter “instalado” no dispositivo. No entanto, circula na internet uma lista de equipamentos Android novos que já vêm com malware pré-carregado.
Chama-se DeathRing, e é um trojan criado por chineses que “usa o disfarce” de uma app de toques. No entanto, este malware tem a capacidade de aceder as SMSs e conteúdo WAP do dispositivo Android. Este malware é pré-carregado no directório do sistema e as informações dão conta que, actualmente, não é possível eliminá-lo com nenhum software antimalware ou manualmente.
Entretanto, uma empresa de segurança na área da informática lançou já o alerta tenho identificado um conjunto de dispositivos que trazem este malware como “bónus”. Na lista, agora pública, constam os equipamentos:
- Samsung GS4/Note II (modelos contrafeitos)
- Vários da marca TECNO
- Gionee Gpad G1
- Gionee GN708W
- Gionee GN800
- Polytron Rocket S2350
- Hi-Tech Amaze Tab
- Karbonn TA-FONE A34/A37
- Jiayu G4S – Galaxy S4 Clone
- Haier H7
- i9502 (sem registo de fabricante) + Samsung Clone
De acordo com a empresa de segurança, os países onde existem actualmente afectados são o Vietname, indonésia, Índia, Nigéria, Taiwan e China.