Pplware

Smartphone Sapo A5 – Vamos dar-lhe uma nova vida

Depois do artigo aqui colocado sobre o “derradeiro manual do TMN A1” da TMN onde ensinava como fazer root, mudar de ROM entre outras coisas, houve alguns utilizadores a pedir que o mesmo fosse feito para o Sapo A5, também conhecido na comunidade por ZTE-Blade. Pois bem, tendo eu este smartphone e já ter feito alguns testes com ele, como por exemplo, ter testado várias ROM decidi fazer este artigo para ajudar os mais “iniciados” neste assunto e com algum medo de estarem a fazer coisas erradas.

Para ser franco quando adquiri este equipamento fiquei espantado com a “tralha” toda que este trazia, muitas aplicações da sapo e algumas da operadora TMN que o deixavam algo lento para as características que este possui. Apenas utilizei a ROM original no primeiro dia, cansei-me e decidi “pôr mãos à obra” para tirar o melhor partido do equipamento.

Na altura foi algo que me deixou com algum receio, pois nunca tinha mudado de ROM num Android e sabia que havia rumores de que se o fizesse poderia ficar sem garantia. Quando digo rumores, são mesmo rumores porque qualquer alteração feita ao smartphone é completamente reversível, só se tiverem uma avaria que não permita mexer no telemóvel e a operadora detecte uma ROM diferente à original, neste caso sim, corre-se o risco de perder garantia. Mais à frente vou ensinar como é possível reverter todo este processo.

Depois de algumas pesquisas e ler várias opiniões decidi arriscar e mudar de OS. Como se faz isso? Ao início pareceu-me algo complicado, mas é um processo bastante simples.

Antes de começarem devem ler o artigo sobre root aqui para ficarem conscientes do que irão fazer e quais as suas vantagens/desvantagens.

Uma breve ideia do que vamos abordar:

Desbloquear acesso root:

Neste caso vou utilizar o Universal Androot, também podem utilizar o Z4root. Para isso basta fazer download do pack que juntei, este já tem algumas ferramentas que vão precisar no próximo passo.

Instalação do Universal Androot:

Dentro do pack que disponibilizei está um pequeno tutorial com estes passos todos.

Depois de fazermos root ao equipamento já temos acesso a tudo, ou seja, se pretenderem só desinstalar as aplicações inúteis que vêm na ROM da Sapo podem fazê-lo com o ASTRO File Manager, com o Titanium Backup, entre outros… Este processo é semelhante em todos os smartphones, se tiverem alguma dúvida podem consultar o artigo feito para o TMN A1 e ler à parte “Remover aplicações inúteis na versão oficial da TMN”.

Para quem só quer remover as aplicações da operadora e continuar a usar a mesma ROM o artigo termina aqui, pois a partir daqui vou ensinar como instalar uma Custom ROM.

Para aqueles que pretendem trocar de ROM e experimentar outras disponíveis na comunidade temos que instalar um programa para o podermos flashar, vamos então instalar o Recovery Manager.

Instalação:

Com isto instalámos uma aplicação que nos permite fazer “boot” ao smarthpone e termos então acesso a todas as partições para instalarmos uma nova ROM. Para isso vamos aceder ao ClockworkMod ou também chamado modo Recovery. Desligam o smartphone e voltam a ligar com a combinação de teclas Power e Volume Down pressionadas ao mesmo tempo até aparecer um menu como este:

NOTA:

Teclas de navegação nos menus:

Antes de fazerem qualquer alteração devem fazer uma cópia do sistema, para isso entramos no menu Backup and Restore e seleccionamos a opção Backup este vai executar a operação e vai guardar os ficheiros no cartão SD.

Alteração da ROM:

Se for a primeira vez que instalam uma Custom ROM, ou seja, se ainda tiver com a ROM original temos que formatar primeiro três partições. Para isso entramos na secção Mount and Storage e formatamos:

Agora sim, estamos prontos para mudarmos de ROM.

Colocar o restauro de fábrica:

Instalar a ROM a partir do cartão SD:

Voltam ao menu principal do ClockworkMod:

Ao fim da instalação terá de aparecer uma mensagem que diz instalação bem-sucedida.

Retrocedem até ao menu principal e seleccionam a opção Reboot System Now. O equipamento vai reiniciar e arrancar já com a nossa nova ROM.

Nota: A primeira vez que este arranca demora sempre mais algum tempo que o normal, mas não se preocupem porque faz parte do processo. Se durante este arranque pedir um código de desbloqueio (NCK) antes do PIN, podem obtê-lo aqui colocando o vosso IMEI.

Como reverter este processo todo?

Pois bem, é algo que por vezes tem que ser feito muitas vezes não porque gostemos de usar a ROM original mas sim porque temos que levar o smartphone à garantia. Como o desbloqueio do acesso root e instalação de ROMs não oficiais nos faz perder a garantia temos que repor tudo como estava, o processo é simples.

O que faz esta ROM?

Remove o Clockworkmod Recovery e todas as alterações feitas, o que faz parecer que nunca lhe tenhamos mexido e deixa-o com todas as aplicações e configurações que tinha quando foi a primeira vez que o ligámos vindo da loja.

Este equipamento saiu um pouco por todo o mundo mas com nomes diferentes, o seu nome original como já foi dito é ZTE-Blade por isso se alguém tiver um modelo diferente que o do Sapo A5 pode consultar aqui e fazer o download da Stock ROM pretendida.

 

Qual a melhor Custom ROM?

Esta questão é impossível de responder porque depende muito do utilizador final, ou seja, qual o seu uso, o que pretende ter se mais desempenho ou melhor grafismo por isso aconselho uma vista de olhos por algumas ROMs e depois decidam qual é a mais apropriada. Qualquer das maneiras vou dar a minha opinião.

Para mim a melhor Custom ROM com o sistema operativo Froyo (2.2) é sem dúvida a FLB-Froyo G2, muito rápida em termos de desempenho, uma grande autonomia no que toca à bateria e muito corrigida em termos de bugs, para dizer a verdade poucos ou nenhuns… Foi a que sempre usei enquanto tive o Froyo.

Fiz uma lista com a selecção das ROMs mais utilizadas pela comunidade:

Android 2.2 – Froyo:

Ficam também disponíveis alguns temas compatíveis com todas estas ROMs, é só escolherem o que pretendem e fazer o download:

Para os mais apreçados e que não querem esperar por uma versão oficial da operadora podem testar Android 2.3 – Gingerbread:

Há também as chamadas Nightly que são versões que saem “todas” as noites e que incluem todas as correcções até ao momento através do feedback dado pelos utilizadores. Estas têm sido muito melhoradas e actualmente vai na versão 25.

As ROMs com Android 2.3 – Gingerbread da CyanogenMod não trazem o launcher “oficial” e na minha opinião o que vem com ela deixa o smartphone pouco fluido nas animações. Para quem quiser usar este launcher “oficial” pode consultar as suas características e fazer o download, aqui.

Espero que com este tutorial possa ter ajudado e que dê alegrias aos utilizadores ver a verdadeira qualidade deste fantástico smartphone em relação à qualidade/preço.

Devem estar atentos ao fórum MoDaCo e ao dos desenvolvedores CyanogenMod pois estão a sair actualizações diariamente.

Para quaisquer esclarecimentos ou dúvidas basta comentarem.

O Pplware e o autor deste artigo, Miguel Almeida, não se responsabilizam por quaisquer danos causados por instruções, inerentes ao artigo ou aos comentários, que possam resultar na perda da garantia do equipamento.”

Exit mobile version