Pplware

Chegou a segunda versão de testes do Android N

Todos os anos, de forma constante, a Google apresenta a sua nova versão do Android. Seguindo uma nomenclatura bem definida, 2016 é o ano do Android N.

A primeira versão de testes surgiu há pouco mais de um mês, mostrando todas as novidades e agora surgiu a segunda versão de testes com mais um lote de novidades.

A primeira versão de testes do Android N surpreendeu todos pela forma que foi anunciada. Fora da conferência I/O, onde normalmente é dada a conhecer, a Google lançou para os Nexus a primeira versão de testes do Android N.

Se as novidades apresentadas nessa altura mostraram que o N vai ser a continuação do que a Google vinha a desenvolver para o Android, a segunda versão de testes mostra que os trabalhos estão a seguir na direcção certa e que há novidades importantes.

Para além das habituais melhorias e correcção de bugs, como os associados às redes sem fios e às respostas instantâneas, a Google tem algumas novidades importantes que esteve a desenvolver.

Vulkan: O Vulkan é uma nova API de renderização 3D que a Google ajudou a desenvolver, como membros da Khronos. Destina-se a fornecer aos programadores controlo explícito e baixo overhead do GPU (Graphics Processor Unit), e aumentar de forma significativa a performance de aplicações mais exigentes. A redução de consumos de recursos do CPU, provocada pelo Vulkan resulta numa melhor performance geral.

Atalhos do Launcher: A partir de agora as aplicações podem definir atalhos que vão poder ser vistos pelos utilizadores nos launchers e que vão permitir executar tarefas directas dentro das aplicações.

Emoji Unicode 9: A Google introduziu os novos emojis, que fogem ao design mais tradicional, aproximando-se dos emojis mais humanizados. Os programadores podem usá-los já nas suas aplicações. Passam a existir emojis com variações de tom de pele e novo glyphs, como o bacon, a selfie e o face palm.

Com um programa de testes a decorrer, a Google espera recolher o máximo de informação sobre esta nova versão e como a pode melhorar, corrigindo falhas e outros bugs.

Se quiserem testar esta versão podem descarregar já as imagens oficiais ou esperar que a actualização OTA chegue nos próximos dias, mas isto para quem estiver no programa Android Beta.

Exit mobile version