O final do dia de ontem foi dedicado à Google e a tudo o que de novo a gigante das pesquisas apresentou na sua conferência anual.
Uma das novidades que mais interesse gerou, até ainda antes de ser oficialmente apresentada foi a nova versão do Android.
Durante a sua apresentação a Google tinha prometido a disponibilização da sua primeira versão de testes. E mais uma vez não defraudou os seus utilizadores e está finalmente disponível nos repositórios da Google a primeira versão de testes do Android M.
As novidades do Android M não são ainda muitas, mas as que a Google apresentou mostram um sistema que quer acima de tudo melhorar na estabilidade e na relação dos utilizadores com as suas aplicações.
Para além da novidade do Google Pay e da leitura de impressões digitais para autorizar pagamentos e acesso aos dispositivos existem ainda as melhorias nos consumos de energia, com o Dozer.
A Google disponibilizou há poucas horas as primeiras versões de testes do novo Android M para os seus dispositivos Nexus. Esta é ainda uma versão muito inicial do seu novo sistema operativo, mas que pode ser já instalada e usada por qualquer um.
Para já a Google limitou a disponibilização desta Developer Preview apenas ao Nexus 5, 6, 9 (Wifi) e Player. Notem que apenas estes equipamentos devem receber o Android M, algo que a Google não revelou no seu evento.
As novas imagens estão disponíveis para download nos servidores da Google e os utilizadores apenas necessitam de as descarregar e seguir as já conhecidas instruções para instalar esta nova versão.
Segundo informação da Google quem instalar esta versão irá receber de forma automática e OTA as novas versões Developer Preview que entretanto forem surgindo até ao lançamento da versão final.
A Google informou que vão existir três versões Developer Preview, com a primeira a ter sido lançada hoje. As restantes vão surgir no final do mês de Junho e no final do mês de Julho. A versão final surgirá algures durante o terceiro trimestre deste ano, sem uma janela de tempo precisa.
Notem que a versão final não será oferecida via OTA e terá de ser instalada de forma manual, da mesma forma que esta versão terá de ser instalada.
Se ficaram curiosos sobre o que o novo Android M traz e como se comportará nos Nexus, iremos nos próximos dias apresentar de forma detalhada o processo de instalação deste novo sistemas operativo num Google Nexus.