O nosso dia-a-dia é passado a usar os smartphones e a receber dele informação. Complementam os computadores pessoais a vários níveis, sendo muitas vezes um assistente para toda a obra e para todo o trabalho.
Mas muitas vezes não temos noção da dependência que temos deles e do tempo que realmente passamos a utilizá-los. São horas e horas que muitas vezes podíamos estar a ocupar de outra forma, mas que acabamos presos a eles.
É para estas alturas que temos acesso a aplicações como o QualityTime, uma aplicação que monitoriza a utilização do smartphone e as aplicações que mais usamos.
A utilização do QualityTime é completamente silenciosa e o utilizador não dá pela sua presença numa utilização normal do seu smartphone. Monitoriza de forma permanente a utilização do smartphone, não apenas na componente das aplicações a uso, mas indo mais além e verificando o número de vezes que este é desbloqueado ou que é usado.
Não traçando perfis de utilização, o QualityTime consegue dar ao utilizador uma perspectiva da forma como este usa o seu telefone, mostrando uma timeline das aplicações usadas e do tempo que gasta em cada uma delas.
A apresentação desta informação é feita dentro do QualityTime, podendo ser vista na forma do tempo dedicado a cada aplicação ou na forma de utilização geral, com a amostragem das aplicações na timeline.
Há ainda gráficos disponíveis e que mostram, de uma forma geral, a utilização que foi dada ao smartphone, sem olhar às aplicações, mas sim à utilização geral do mesmo.
Esses gráficos estão divididos em duas áreas distintas, sendo o primeiro dedicado à utilização diária e o segundo dedicado à utilização semanal, dando uma vista mais ampla.
Mas o QualityTime quer ser uma ferramenta muito mais útil e dá ao utilizador algumas opções adicionais e que vão ajudá-lo a estabelecer limites de utilização do seu smartphone.
A primeira dessas ferramenta permite a criação de alertas de utilização. Após o período definido de utilização para uma determinada aplicação é lançado uma mensagem de alerta que avisa o utilizador que excedeu os limites por si definidos.
A segunda ferramenta é mais drástica e mais intrusiva, obrigando o utilizador a fazer pausas periódicas após exceder os limites de utilização por si definidos.
O QualityTime é uma ferramenta extremamente útil para todos os que querem ter um maior controlo sobre a utilização que fazem do seu smartphone e do tempo que passam a utilizá-lo.
De forma muito subtil e muito discreta esta aplicação monitoriza a utilização do smartphone e dá ao utilizador a possibilidade de ter alertas sempre que forem ultrapassados os limites por si definidos.
Pode ainda ser usado como um “livro de registos” das aplicações usadas, dando informação não apenas do tempo dessa utilização mas também das horas a que as mesmas foram usadas.
Instalem o QualityTime no vosso Android e passem a ter presente a quantidade de tempo que o usam e de que forma o fazem. Os números obtidos podem depois ser usados para se regrarem e fazerem uma utilização mais comedida. Se precisarem de ajuda para esse passo então o QualityTime também oferece o apoio necessário.