Pplware

Pure Breeze – A Interface Alternativa da Samsung para Android

Uma das principais vantagens do Android, na minha opinião como utilizador, é a capacidade nativa de personalização ou customização nos seus inúmeros aspectos. Uma das áreas mais evidentes é personalização da sua interface através da instalação de um launcher. Nesta área o campeão ao nível de funcionalidades / velocidades tem sido o Launcher Pro. Claro que não é adoptado transversalmente porque os fabricantes OEM optam por utilizar os seus próprios launchers.

A Motorola desenvolveu o MotoBlur, a HTC o Sense UI e a Samsung o TouchWiz. Contudo a empresa sul coreana começa a estudar novas possibilidades de substituir a sua polémica interface por uma solução mais inovadora. E a polémica deu frutos, nascendo assim uma interface de alto recorte gráfico, a Pure Breeze.

A divisão móvel da Samsung situada em San Jose, na California concebeu um launcher alternativo que muda a forma como estamos habituados a lidar com Android destacando-se da oferta de launchers que se encontra no market ou em vários smartphones Android. Felizmente, a Samsung pensou no facto que a transição poderia ser complicada já que depois de se instalar o Pure Breeze, a primeira vez que é lançado são apresentadas instruções concisas das principais formas de manuseamento desta nova interface.

Depois de consultadas a instruções, é apresentado no ecrã seguinte um menu com todas as aplicações, acompanhado pelo respectivo botão que invoca este menu (app drawer) situado em baixo. Junto a este botão existem ícones quadrados caracterizados por uma cor, que correspondem a grupos de aplicações que o utilizador pode utilizar para catalogar as suas aplicações.

Ao manter o dedo pressionado e arrastar um ícone de uma aplicação para uma dessas cores, faz com que a aplicação passe a fazer parte desse grupo. Uma utilização óbvia e útil desta funcionalidade é agrupar aplicações de música, jogos, ou favoritos. O Swipe para a direita / esquerda no menu de aplicações tem uma função diferente para quem está habituado ao TouchWiz.

Nesta última, o swipe permite navegar entre todas as aplicações (à semelhança do iOS), no Pure Breeze este gesto permite navegar entre os grupos que criou de modo a escolher a aplicação que deseja.

 

Além do conceito de grupos, existe um conceito denominado “Kite”. Ao arrastar qualquer aplicação do menu para o canto superior direito, o seu atalho fica acessível numa homescreen de acesso rápido, onde se pode acrescentar também um qualquer widget do Android. O Kite neste contexto, resume-se a um ecrã translúcido de acesso rápido requisitado pela tecla Home, onde residem os seus widgets e aplicações favoritas. Para quem está habituado às 5 homescreens (no mínimo) no Android, o facto de o Kite ser apenas uma homescreen, reduz o espaço que o utilizador tem para as suas aplicações de acesso frequente. Contudo, tudo indica que terá sido uma escolha para tornar a interface menos complicada.

Nalguns casos verifica-se a ausência de acesso directo a algumas funções úteis. Exemplo disso é, ao pressionar a tecla de menu, apenas se ter acesso às definições do Pure Breeze e não serem incluídas as definições do próprio Android. Quanto às nossas impressões gerais, a experiência disponibilizada por este launcher providencia uma interacção com o Android mais minimalista do que estamos habituados em outras alternativas. Este pode ser um primeiro passo para que a Samsung se desmarque das claras inspirações que o TouchWiz tem no iOS.

É certo que este launcher está na sua infância e tem ainda algumas arestas a limar. Devido ao feedback dos utilizadores, os pontos menos positivos serão certamente corrigidos. Contudo a sua simplicidade e conceito diferente é já um ponto a seu favor, bem como a presença de transições elegantes entre ecrãs que conferem um toque distinto.

Veja o seguinte vídeo para se inteirar das principais funcionalidades do Pure Breeze.

Para já a Samsung disponibiliza o Pure Breeze para qualquer smartphone Android em duas versões. A versão completa do Pure Breeze difere da versão Lite no facto de ser paga, contudo esta última tem uma limitação no número de items que pode organizar. Há excepção destas diferenças, ambas as versões contêm exactamente as mesmas funcionalidades que descrevemos acima.

Deixo a sugestão para que instale inicialmente a versão Lite. Se gostar e, se de alguma forma se sentir limitado, pode optar pela versão sem limitações já que o preço de 1.49 euros não é demasiado proibitivo. Esta versão poderá ser instalada nas versões do Android 2.1 ou superiores.

Exit mobile version