Pplware

Protecção contra Factory Reset é fácil de contornar no Android

A segurança no Android sempre foi um assunto delicado e recorrentemente é posta à prova com novas formas de ser contornada. A Google tenta por todos os meios manter o seu sistema seguro com novas funcionalidades e novas políticas.

Uma nova falha vem deitar por terra uma das mais recentes medidas de segurança. O bloqueio contra os restauros de fábrica pode ser contornado no Android Marshmallow sem qualquer medida especial.

A protecção contra o Factory Reset garante aos utilizadores que um dispositivo Android apenas pode ser novamente usado quando a conta que estava a ser usada antes é autenticada. Com esta medida conseguem impedir a utilização indevida em caso de roubo ou perda.

Esta medida que inicialmente era facultativa e estava disponível em alguns dos equipamentos de topo, passou a ser obrigatória com a chegada da versão 6.1 do Android.

Mas sabe-se agora que afinal essa protecção não é válida e em poucos minutos qualquer utilizador pode contorná-la, recorrendo apenas a uma rede Wifi e a uma simples aplicação. A prova está no vídeo abaixo, em que um Nexus 6P é reposto com a utilização de uma conta que não estava associada ao equipamento.

 

Apesar de ter sido realizada num Nexus 6P, a mesma pode ser também usada em qualquer outro smartphone desta família ou provavelmente até noutro smartphone Android que esteja a correr a versão 6.1 do Android.

O mais grave desta situação é que a mesma já tinha sido reportada à Google e mesmo assim continua presente. A versão do Android usada tinha a mais recente actualização de segurança aplicada, tendo sido lançada já em Maio.

Esta é mais uma falha que a Google tem de corrigir depressa, para que os utilizadores e os seus equipamentos voltem a estar seguros. Resta é saber se e quando a mesma estará aplicada em equipamentos fora da gama Nexus.

Exit mobile version