Algo que habitámos a ver é a lenta adoção das novas versões do Android nos smartphones. As causas são bem conhecidas e pendem sempre para o lado dos fabricantes, que tem procurado combater este problema.
A Google tem lançado algumas ferramentas para mudar este cenário e parecem começar a dar frutos. Dados agora revelados mostram a importância que o Project Treble teve no sucesso de adoção do Android 9 Pie.
O Project Treble impulsionou o Android Pie
Lançado com o Android Oreo, o Project Treble consegue modualarizar os diferentes componentes do sistema operativo. Desta forma os fabricantes conseguem criar atualizações mais rápidas, com menos problemas e principalmente mais abrangentes.
A primeira prova da sua utilidade veio com os primeiros testes da versão Pie. Este momento conseguiu facilmente cativar 7 fabricantes com 7 equipamentos, para além dos Pixel. Com o Android 10 foi ainda mais longe com 18 smartphones de 12 OEMs.
Para mostrar ainda mais o sucesso do Project Treble, a Google tem outra métrica. Revelou a taxa de adoção desta versão ao longo do tempo. Aqui, e olhando aos primeiros 100 dias, vemos que a versão 9 já tinha o dobro de instalações do Android Oreo 8 e 8.1.
O Android Oreo perdeu mercado com este sucesso
Esta diferença vai aumentando, e com 300 dias de mercado o Android Pie já superava o Oreo, mesmo somando as suas duas versões. Neste momento temos a versão 9 do Android presente em mais de 700 milhões de dispositivos, enquanto as duas atualizações do Oreo a terem 480 milhões nos mesmos 400 dias iniciais.
Estes valores colocam o Android Pie com 22,6% do mercado Android. É um valor muito positivo, comparados aos 10,4% registados em maio desse ano. No caso do Android 10, estes mesmos esforços existem. Os testes iniciais foram alargados e no dia do seu lançamento havia já marcas com esta versão disponível.
Por agora, a Google ainda não divulgou dados sobre a adesão ao Android 10, mas devem estar a seguir a mesma linha da versão anterior. O Project Treble é a forma da Google conseguir aproximar cada vez mais utilizadores às últimas versões do seu sistema operativo.