Com a chegada do Verão, todos temos vontade de rumar a paragens mais frescas ou a locais onde nos podemos refrescar. O local de eleição pela maioria é a praia.
Mas todos sabemos que nem todas as praias têm as mesmas condições e uma parte importante do processo de decisão do local a visitarmos recai também nesses factores.
Para ajudar nesses momentos de decisão a Vodafone, em parceria com a Marinha Portuguesa – Instituto de Socorros a Náufragos, acaba de lançar a nova versão da aplicação ´Praia em Directo’ para smartphones e tablets com sistemas operativos iOS e Android.
Com esta aplicação podem aceder de forma rápida a informação detalhada sobre 174 zonas balneares marítimas e fluviais.
Esta informação é disponibilizada em tempo real e abrange a seguinte informação:
- marés (cedida pelo Instituto Hidrográfico da Marinha),
- ondulação,
- pressão atmosférica,
- qualidade da água balnear (informação cedida pela Agência Portuguesa do Ambiente),
- índice UV,
- temperatura e pH da água,
- temperatura e humidade do ar,
- percentagem de oxigénio dissolvido,
- velocidade e direcção do vento
Os dados disponibilizados no serviço ‘Praia em Directo’ são medidos por estações móveis de monitorização que transmitem para a aplicação os dados medidos em contínuo. A transmissão da informação é efectuada por GPRS na rede da Vodafone Portugal.
A utilização da aplicação Praia em Directo é extremamente simples. Basta escolherem a praia pretendida e aí podem ver toda a informação apresentada de imediato.
Se pretenderem podem verificar o histórico da informação apresentada e assim terem uma noção mais precisa da evolução das condições ambientais que essa praia tem tido.
Esses dados são apresentados em gráficos de fácil leitura e permitem que sejam acedidos em vários períodos específicos, que são o dia, semana e mês.
Para além da informação imediata sobre cada uma das praias, a aplicação Praia em Directo permite ainda acederem a vários outros pontos de informação, não relacionada directamente com o ambiente.
Podem ter acesso a uma descrição sumária sobre o local, as suas coordenadas geográficas e estruturas de apoio localizadas nesse local. Existe ainda outra informação de carácter informativo.
A interface da aplicação Praia em Directo permite que toda a informação esteja acessível da sua janela principal, estando a restante informação, de carácter mais detalhado, acessível apenas caso pretendam.
Esta aplicação permite ainda que com o serviço Google Maps ou com o TomTom, caso este esteja instalado, para que sejam dadas direcções e indicações para que cheguem à praia pretendida.
Se pretenderem podem partilhar a informação que o Praia em Directo disponibiliza com várias redes sociais ou com o email.
O acesso a cada uma das praias pode ser feito com recurso à navegação no mapa ou através do acesso directo à lista de praias que o Praia em Directo cobre.
Para além de estar disponível nas plataformas móveis, o Praia em Directo está também acessível numa página web, onde a maioria dos recursos podem ser acedido. O endereço dessa página é praiaemdirecto.com.
Esta aplicação insere-se no programa Praia Saudável, iniciado pela Fundação Vodafone Portugal em 2005, com o objectivo de contribuir para o aumento da segurança e qualidade do ambiente nas praias, assim como das acessibilidades para pessoas com mobilidade condicionada.
Com o Praia em Directo vão poder decidir de forma mais informada sobre a praia que pretendem visitar e verificar se cumpre os requisitos que entendem ser necessários para um dia de praia bem passado.