A chegada do Android Nougat foi discreta, mas a Google tratou de criar mais uma nova versão do seu sistema operativo que irá conseguir trazer muitas novidades.
Ainda longe da maioria dos equipamentos, tem conseguido chegar a outras plataformas, como o Raspberry Pi. Agora é a vez de chegar aos computadores pessoais, com a nova versão, baseada no AOSP.
A Google lançou para os seus equipamentos Nexus a versão final do Android. Agora que está pronto, é a vez dos fabricantes criarem as versões de actualização para os seus equipamentos.
Mas, como é normal, o Android não se fica nos smartphones e surge também noutras plataformas. A versão para o Raspberry Pi está já lançada e agora surgiu a versão para os processadores Intel e AMD.
Esta versão para computadores é ainda uma versão de testes e que está em desenvolvimento. É por isso normal que surjam alguns problemas a todos os que tentarem testar esta versão. Os trabalhos vão continuar, até chegarem a uma versão final.
Quem quiser testar esta primeira versão do Android para PC só precisa de descarregar o ISO, que pode encontrar aqui, e instalá-lo numa máquina virtual. Se preferirem usar as fontes oficiais, compilando esta nova versão, podem seguir as instruções que o projecto Android-x86 disponibiliza.
Esta é mais uma versão que vão poder usar, da mesma forma que usam o Remix OS, também ele baseado no Android, mas ainda só com acesso à versão Marshmallow. Não é um sistema criado de raiz para correr nos computadores de secretária, mas que facilmente se adapta e permite uma utilização bastante intuitiva.