Pplware

Play Store: O que fazer para devolver uma app e ser reembolsado

As aplicações e as lojas que as comercializam são um dos pontos centrais dos modernos sistemas operativos, quer sejam móveis quer sejam de desktop. É através delas que damos mais e novas funcionalidades aos nossos equipamentos.

Infelizmente nem todas as aplicações são o que dizem ser e temos a necessidade de as devolver. No caso do Android e da Play Store este e um processo rápido e muito simples. Veja como pode devolver uma app e ser reembolsado na Play Store.


A Google, e a Play Store, têm uma política de devolução de aplicações que, apesar de ser rígida, é facilmente utilizável e permite aos utilizador ter de volta o valor que pagou por uma app. Tem definido um período de 2 horas para devolução, o que é mais que suficiente para uma tomada de decisão.

Como devolver uma app e ser reembolsado na Play Store

Sempre que instalarem uma app que percebem que querem devolver, podem fazê-lo dentro da Play Store, através do telefone ou da versão web. Basta que acedam à página da aplicação que querem ver devolvida e, caso ainda estejam dentro do período de 2 horas, vão ver o botão Reembolso.

Ao carregarem nesse botão será pedido que confirmem que querem mesmo ser reembolsados pela compra e que vão desinstalar a app. De imediato a app é removida do Android e o valor restituído. A Google pode demorar até 48 horas a fazer a devolução do dinheiro.

Tenham em atenção que caso repitam este processo várias vezes, a Google irá assumir que querem manter a compra da aplicação e vai impedir o reembolso.

Como devolver uma app após as 2 horas definidas

Uma vez que nem sempre conseguem agir em tempo útil, ou seja, dentro da janela de 2 horas, a Play Store tem outro mecanismo que pode ser usado para o reembolso. Este não será feito na Play Store, mas sim diretamente junto do programador que criou a aplicação.

Acedam então à aplicação na Play Store e procurem a app em causa. Dentro da página dedicada à app, no final, vão encontrar a opção Enviar e-mail. É nesse botão que devem carregar.

De imediato vai ser aberto um novo email, para o endereço definido pelo programador e nele devem escrever a razão pela qual pretendem o reembolso da do valor pago pela aplicação. Não existe, neste caso, qualquer certeza de que o valor será devolvido, mas é mais um passo a explorar.

E as compras dentro da aplicação?

Cada vez mais as aplicações têm a possibilidade de realizar compras dentro delas, para as melhorar ou disponibilizar funcionalidades extras. Infelizmente a Play Store não tem previsto qualquer mecanismo de devolução para estes casos.

 

Como podem ver é extremamente simples realizar o reembolso do valor pago por uma aplicação que na verdade não queremos. A Google dá 2 horas para decidirmos, e, caso não a queiramos, só temos de carregar num simples botão.

Exit mobile version