A Play Store é o centro de todo o universo Android. É aí que a maioria dos utilizadores acede para instalar as aplicações que usa e que necessita.
A Google controla de forma firme as aplicações que aí estão, mas prepara-se para mudar o algoritmo usado para propor aplicações aos utilizadores, optando por apresentar as mais estáveis e as que melhor comportamento geral têm.
A Google tem estado agressiva no que toca à apresentação de aplicações na Play Store, nas várias zonas em que estas são apresentadas aos utilizadores. Procura sempre apresentar as melhores e que mais utilidade têm, garantindo assim que os utilizadores ficam bem serviços.
Mas para melhorar ainda mais a sua oferta, e mostrando o que melhor existe na Play Store, a Google prepara-se para introduzir novas avaliações ao seu algoritmo. Em concreto a empresa vai começar a excluir as que pior comportamento geral têm, afundando-as nas listas de pesquisas e nas apps propostas.
Esta nova forma de avaliação contará com elementos tão diferentes como o comportamento no Android, o número de vezes que as apps deixaram de responder ou o impacto que têm no próprio Android.
Para conseguir esta nova vertente do seu algoritmo passará a contar com a ajuda de inteligência artificial, que irá avaliar a prestação das diferentes app nos diferentes equipamentos, informação que a empresa já tem na sua posse.
Claro que isto terá outro efeito positivo para a própria Google. Os programadores vão procurar melhorar as suas aplicações, para assim subirem no ranking, terem maior visibilidade e estarem mais próximos dos utilizadores.
Esta nova medida, em conjunto com outras que a Google tem implementado nos últimos meses, vai conseguir organizar de forma mais eficiente a vasta oferta de aplicações que a Play Store tem, destacando as que merecem e deixando para segundo plano as que são de qualidade inferior.