Pplware

Phonotto – adapte o smartphone Android para a terceira idade

Um Smartphone é um “telefone inteligente” e recheado de capacidades. Quase que se perde a ideia de telefone pois nele está incluída uma câmara fotográfica, uma consola de jogos, um leitor de ebooks, um navegador GPS, leitor de música, etc etc…

Mas… e se o utilizador não necessitar dessas capacidades nem de uma interface rica e complexa e pretender apenas as funcionalidades elementares de um telemóvel??

Telefonar e enviar/receber SMS são as únicas funcionalidades utilizadas por muita gente, principalmente os mais velhos que apenas querem contactar e estar contactáveis. Porque não reutilizar um velho Smartphone e dar-lhe apenas esta funcionalidade?

O propósito é este: permitir que os mais débeis possam utilizar facilmente um Smartphone para comunicar.

O Phonotto Simple Phone, ainda em versão beta, é uma aplicação que permite apenas e só telefonar, ver chamadas perdidas e enviar/receber SMSs. Está pensado para quem tem mais dificuldades a nível visual e de destreza. Tem características como:

Não há telefone táctil que não tenha funcionalidades “smart”… porquêe inviabilizar um idoso de o usar devido a uma interface demasiadamente complexa?! Instala-se gratuitamente o Phonotto e está pronto a utilizar pelos avós!

Após abrir esta aplicação, todo o ecrã fica “camuflado” com a sua interface. Caso haja a necessidade de utilizar as funcionalidades do Android basta premir a tecla Home para voltar ao Homescreen normal. Surge imediatamente uma notificação que informa que o Phonotto está a correr em background. Para voltar ao Phonotto basta premir nessa notificação que a aplicação surgirá novamente. Poderá também ser colocado um atalho no Homescreen principal ou mesmo na Dock, de forma a estar sempre acessível após, por exemplo, a tecla Home ter sido premida inadvertidamente.

Mais simples não poderia ser! É bastante adequado e substitui claramente os telemóveis de botões como este, destinado aos idosos. Para já está apenas disponível em Inglês mas a sua utilização é bastante intuitiva, tanto em cores como em símbolos.

 

Homepage: Simple Phone Seniors
Preço: Gratuito

Exit mobile version