Desenvolvido por empresa portuguesa
Actualmente a Internet é recurso precioso, pode ser usada para pesquisas, actividades lúdicas e recreativas, e de trabalho, factos que podem facilmente distrair os mais novos para temas que gostaríamos que eles evitassem. Actualmente existe uma lista enorme de sites com conteúdos potencialmente impróprios para crianças.
O FluxBrowser nasceu da necessidade de proteger os mais novos de conteúdos susceptíveis de distracção. Define-se como uma ferramenta que permite filtrar conteúdos e páginas que se considerem de conteúdo abusivo. Os filtros criados podem ser escolhidos permitindo uma selecção do tipo de conteúdos a bloquear.
É uma ferramenta desenhada para ser usada pelos mais novos, permitindo aos pais um controlo sobre as páginas a visitar.
Esta aplicação pode também ser encontrada no ParentalFlux, uma ferramenta de controlo parental. Actualmente o filtro permite bloquear mais de 1.5 milhões de páginas, sendo actualizado semanalmente e independente do browser.
A arquitectura está desenhada para ser eficiente e não provocar qualquer tipo de demora no pedido das páginas. As páginas bloqueadas são bloqueadas de forma transparente ocorrendo erro de página não encontrada. Esta funcionalidade tenta amenizar o conceito de proibição, escondendo a página graciosamente.
Actualmente os filtros funcionam para os seguintes conteúdos:
- Pornografia
- Adultos
- Violência
- Redes Sociais
- Drogas
- Jogos
- Jogos Online
- Armas
- Chats
- Sexualidade
- Áudio e Vídeo
Além das funcionalidades básicas, o browser tem a possibilidade de navegar com diferentes tabs, encontrar texto e adicionar aos favoritos. O FluxBrowser permite também, guardar as páginas em formato png e exportar para PDF, esta funcionalidade permite que seja retirada uma cópia da página que está visitar e gerar uma imagem correspondente. Uma das características importantes é a possibilidade de bloquear os downloads, impossibilitando assim que sejam feitas descargas de ficheiros através do browser. Em relação aos downloads, o FluxBrowser vem integrado com um explorador, que permite os serviços básicos de abrir, eliminar e caso seja um PNG, exportar para PDF.
Aceitam-se sugestões para novas funcionalidades neste âmbito ou até mesmo em diferentes áreas.