Apesar de ser uma forma de comunicação cada vez mais em desuso, os SMS continuam a ser interessantes. Muitos ainda mantêm este serviço ativo e periodicamente surgem mensagens.
Mesmo com este fim de vida anunciado, os SMS não deixaram de ser usados para transmitir mensagens não pedidas. Este spam tem também ser eliminado de vez com uma simples mudança. Veja como o pode fazer.
Tal como noutras plataformas e serviços, o spam nos SMS resulta de mensagens não solicitadas. Estas inundam as nossas caixas de entrada e trazem informação que não queremos.
A Google tem a eliminação deste problema como uma prioridade. Isso trouxe para a sua app de SMS uma nova opção, dedicada a bloquear e a filtrar estas mensagens.
Acabar com o spam nas mensagens
Esta novidade tem vindo a ser lançada de forma lenta, surgindo aos utilizadores de forma aleatória. Sabem que têm a novidade presente se vos surgir uma mensagem da Google.
Caso pretendam garantir que está ativa ou torná-la pronta a ser usada mais tarde, devem primeiro abrir o menu da app Mensagens.
No Android é simples ter a solução
Dentro desse menu vão ter várias opções disponíveis e associáveis a este serviço de troca de mensagens. Neste caso devem procurar a opção Definições.
Agora vão ter acesso à lista das diferentes opções que podem ativar nas definições. Para continuar devem escolher a opção Avançadas.
A Google e a sua app resolvem assim o problema
Mais uma vez vão ter acesso a uma lista de opções desta aplicação. Neste novo caso devem escolher a opção Proteção contra spam.
O passo final é mesmo garantir que a opção está ativa e que irá filtrar as mensagens recebidas. Assim, o spam não será entregue ao utilizador.
Convém alertar agora para 2 factos importantes. O primeiro é que este filtro apenas funciona para app da Google. Em segundo, recorde-se que a Google vai receber dados das mensagens e do utilizador.
Esta é a forma mais simples e rápida de aplicar filtros aos SMS, evitando a presença de spam na sua caixa. Com o tempo e a informação fornecida será cada vez mais eficiente.