Os nossos smartphones sem Internet são hoje quase impossíveis de usar. A sua dependência é grande visto que a maioria das apps precisa de contactar os seus servidores para receber e enviar informação.
Com a chegada dos serviços de streaming os consumos de tráfego são ainda maiores e por vezes as operadoras optam por controlar o tráfego dos utilizadores. A maioria pode não notar, mas agora há uma app que verifica a existência deste cenário.
A sua operadora está a controlar o tráfego?
Por muito que o neguem, muitas operadoras fazem um controlo muito apertado do acesso à Internet dos seus utilizadores. Sempre que possível, restringem a largura de banda dada a algumas aplicações. Desse modo, conseguem garantir consumos mais baixos.
Não havendo uma forma direta de confirmar estas limitações, os utilizadores continuam a usar esses serviços. As queixas existem, mas nada pode ser feito em relação a isso. A verdade é que agora existe a app Wehe, que consegue testar estas velocidades e detetar eventualmente situações de bloqueio de largura de banda.
Esta app consegue testar este cenário
Para o conseguir, o Wehe simula a utilização de vários serviços, onde se incluem alguns de streaming e outros de comunicação. Comparam os resultados de largura de banda disponível com outros serviços mais inócuos e obtém a diferença.
O utilizador pode escolher que serviços quer testar e com quais quer fazer a comparação. Ao mesmo tempo, deve ser garantido que o Wi-Fi está desligado, para assim haver a certeza da utilização dos dados móveis da operadora. Os testes não são rápidos, mas, principalmente, aparentam ser fiáveis.
Wehe diz-lhe se há controlo de largura de banda
O Wehe foi criado pela Northeastern University no âmbito de um projeto de monitorização das operadoras norte-americanas. Este está a ser alargado a outros países e, dessa maneira, estes testes correm em qualquer smartphone.
Esta app está disponível para iOS e igualmente para Android e pode ser usada por todos. Teste a operadora que usa e verifique se esta está a controlar a largura de banda que lhe oferece. Veja também se as apps que usa estão de alguma forma a ter limitações propositadas.