Pplware

OpenSignal – uma ferramenta para a rede do seu Android

Um telemóvel vive de acesso à rede. Sem ela torna-se inútil e deixa de fazer sentido, por isso é determinante maximizar a qualidade da rede que obtemos ou, eventualmente, que se poderá obter com a mudança de operador.

A aplicação OpenSignal reúne um conjunto de ferramentas e funcionalidades que o ajudam a perceber e a conhecer melhor não só a rede móvel que o rodeia e a sua cobertura, mas também o seu desempenho e monitorização de plafond, minutos de chamada e SMS.

A cobertura de rede não é uniforme e nem sempre é tão boa quanto desejado. Em situações dramáticas, de quase total ausência de sinal para efectuar uma chamada, com o OpenSignal será possível obter alguma informação bastante útil relativa à direcção do sinal que está a chegar ao dispositivo móvel. Com essa informação, uma pequena “afinação” da localização do utilizador poderá resultar numa melhoria significativa da força de sinal obtida, permitindo assim efectuar com sucesso a operação desejada.

Poderá fazer testes de velocidade à rede (móvel ou WiFi), com relatório de prestação para Web, Vídeo e VoIP, ficando assim a saber se a rede em utilização tem ou não desempenho suficiente para cada uma dessas tarefas.

Está também disponível a monitorização do plano de dados, minutos e SMS, caso seja essa a forma de cobrança no tarifário em utilização. É possível definir montante carregado, tarifas de cada tipo de serviço e consultar valores médios relativos ao sinal, tempo sem sinal e tempo em cada tipo de rede.

anterior próxima

Como característica inerente ao projecto OpenSignalMaps.com, é possível aceder aos mapas de cobertura que foram construídos através de dados reais fornecidos por todos os utilizares. Se assim entender, poderá também contribuir para esses dados de forma a enriquecer ainda mais esta excelente comunidade.

Em resumo, poderá contar com as seguintes características:

Esta é uma óptima ferramenta para ter sempre à mão pois, nas situações em que for necessária, será bastante provável que não existe acesso a uma rede de dados!  

Exit mobile version