Pplware

OnePlus explica o porquê de devermos colocar de parte os smartphones

Ainda que seja somente por 20 minutos. É absolutamente necessário repousar os nossos olhos e cérebro perante o constante bombardeamento dos ecrãs. Dos smartphones aos computadores, seremos incapazes de “descolar o olhar”? A resposta é um rotundo sim e assim surgiu o Zen Mode com os OnePlus 7.

A tecnológica chinesa explica-nos o porquê de ser necessário este modo de contenção.


Temos assistido nos últimos meses à definição de uma nova tónica pelas principais tecnológicas. Algo transversal às fabricantes Android e iOS como, por exemplo, a Apple e a Google. Com efeito, ambas apresentaram as suas soluções para que seja mais fácil o utilizador moderar o uso dos smartphones.

A nossa dependência dos ecrãs de smartphones, tablets, computadores…

Ainda que não seja possível cortar por completo a utilização dos mesmos é necessário moderar a mesma. Para tal, com a geração de smartphones OnePlus 7 a empresa introduziu o Zen Mode. Um modo, de software, que essencialmente bloqueia o dispositivo móvel durante 20 minutos para que o utilizador vá “apanhar ar”.

Por outras palavras, o Zen Mode é uma solução de “detox” incluída na OxygenOS. Isto é, um pequeno “truque” de software que, quando ativado, nos obriga periodicamente a pousar os dispositivos móveis. Tudo isto com o intuito de não descurarmos quer a nossa saúde, mas também para darmos atenção aos demais seres humanos.

Acreditamos que a tecnologia o deve servir, não o inverso. Portanto, começamos a pensar neste tópico, do equilíbrio digital. Para isso analisamos de perto o tipo de utilização dado pelas pessoas aos seus smartphones, auscultando também os seus maiores descontentamentos com os mesmos. Não queremos implementar mais uma função no software só porque o podemos fazer. Queremos sim, trazer melhorias para o quotidiano e resolver problemas da vida real.

O Zen Mode foi introduzido com a geração de smartphones OnePlus 7

Ao longo da sua publicação no fórum oficial da OnePlus, a empresa tocou em vários pontos importantes. Um deles foram as diferentes implementações que chegaram a ser cogitadas para o Zen Mode. Uma delas consistia numa notificação persistente, num lembrete teimoso para o utilizador pousar o smartphone.

 

 

Ainda assim, a solução escolhida acabou por ser mais discreta. Algo que visa evitar mais frustrações com os nossos smartphones Android e, acima de tudo, menos uma notificação a fazer barulho. Assim, temos o Zen Mode de que atualmente já pode desfrutar os smartphones OnePlus 7, estando também a chegar a outros.

A OnePlus aponta ainda que desenvolveu o Zen Mode de acordo com os pedidos e feedback dos seus utilizadores. Fê-lo, portanto, para tentar mitigar a utilização excessiva dos smartphones. Assim, temos uma interface de utilização simples, algumas métricas importantes, bem como os incentivos profusos.

Uma realidade transversal à esfera Android e iOS

No entanto, a solução da OnePlus é mais impositiva do que, por exemplo, o Tempo de Ecrã nos dispositivos iOS. Note-se que o Zen Mode, quando ativo, bloqueia literalmente o smartphone Android durante um intervalo de 20 minutos. Ora, mas como é que a empresa chinesa chegou a este valor para pausa obrigatória?

Com efeito, também esta decisão foi justificada. De acordo com a OnePlus, 20 minutos é o intervalo de tempo ideal para o utilizador relaxar. Mais do que isso e já seria uma experiência frustrante, ou desmotivante. Menos do que 20 minutos e o utilizador não teria tido tempo necessário para relaxar o corpo e a mente.

 

 

Assim que o Zen Mode está ativo, o utilizador pode apenas fazer chamadas de emergência e captar fotografias, ou vídeos. Desse modo não perderá algum momento importante, podendo guardar as memórias e, se a necessidade assim o exigir, estabelecer algum contacto de emergência.

Ainda assim, a OnePlus reconhece que o Zen Mode não é perfeito. Aliás, classifica-o de um “trabalho em progresso”. Mais ainda, a empresa deu a saber que este modo chegará também a smartphones Android mais antigos como, por exemplo, os OnePlus 5.

Considera excessiva a sua utilização diária de dispositivos móveis?
Exit mobile version