Pplware

OnePlus 5 e 5T poderão receber Projeto Treble

Depois de decidir não implementar o Projeto Treble no OnePlus 5 e 5T, a marca chinesa foi muito criticada pelos seus fãs.

No entanto, segundo uma investigação de um conjunto de developers, esta implementação poderá estar para breve.


A Google tem no Projeto Treble o objetivo de conseguir reduzir a fragmentação nos dispositivos Android. No entanto, embora seja obrigatório para os dispositivos que tragam Android 8 Oreo nativo, aqueles que são atualizados de versões anteriores não partilham da mesma obrigação.

Se marcas como a Google e a Huawei implementaram esta novidade nos modelos antigos, muitas outras não o fizeram. A OnePlus é um desses casos, tendo justificado que essa alteração poderia resultar em problemas na atualização, resposta essa que motivou alguma contestação por parte dos seus fãs. Foi também feita uma petição no Change.org pelos utilizadores, no entanto não teve resultados práticos.

No entanto, esta posição poderá estar para mudar. Segundo a equipa responsável pelo desenvolvimento da ROM Mokee, foi encontrada uma partição oculta dentro do sistema de arquivos com 1.4 GB. Esta descoberta permitiu aos programadores implementarem o Projeto Treble na sua ROM, podendo ser seguido de outras ROMs, como é o caso da Lineage 15.

Além da possibilidade da implementação desta novidade, foi também descoberta outra novidade. Esta partição poderá ser usada sem a necessidade de formatar ou reparticionar o dispositivo.

Depois das Custom ROM implementarem nativamente o Projeto Treble  no OnePlus 5 e 5T, falta agora saber se a OnePlus vai tirar proveito para implementar o Treble na nova partição já criada.

Exit mobile version