A Google tem alterado o Android de forma profunda, preparando-o para ser mais simples de instalar ou de atualizar. Não se limita a trazer estas melhorias à versão final do seu sistema operativo, mas também aquela que é a sua base, o AOSP.
Todas as empresas que estão a usar esta versão open source estão agora a tirar partido das melhorias e isso nota-se agora no OxygenOS. A mais recente versão beta deste sistema traz finalmente o suporte para o Treble
O programa de testes da OnePlus para a sua interface Android tem estado a ser desenvolvido e tem trazido as novidades deste sistema de forma faseada, testando-as de forma exaustiva para as preparar para o lançamento final.
A mais recente versão deste programa acaba de ser lançada e traz uma novidade importante para este sistema operativo que permitirá a chegada de atualizações de forma mais rápida. O suporte para o Treble é agora uma realidade no OxygenOS.
As versões OxygenOS Open Beta 13, lançada para o OnePlus 5 e a versão Open Beta 11, lançada para o OnePlus 5T, trazem o Treble, e agilizam a chegada de atualizações, separando-as em camadas, que podem ser atualizadas de forma independente e sem dependência.
Mesmo sendo uma novidade que a Google está a colocar no Android, a gigante das pesquisas está a impor a obrigatoriedade da sua presença nos novos equipamentos que sejam lançados. Por outro lado, aqueles modelos que sejam atualizados de versões anteriores, não estão obrigados à presença do Treble.
No caso da OnePlus, a chegada da Treble vai ser ainda mais importante pois conseguirá garantir a chegada das atualizações de segurança que a comunidade produz, de forma mais rápida, direta e com muito menor tamanho.
Espera-se que em breve muitas mais marcas de smartphones adoptem o Treble e agilizem os processos de atualização dos seus equipamentos. A OnePlus dá assim um passo importante e em breve deverá alargar este suporte aos restantes modelos que vão continuar a ter suporte da marca.