Há browsers que são ícones na Internet. Se nos afastarmos dos computadores de desktop e olharmos para as plataformas móveis temos de falar inevitavelmente do Opera Mini e de tudo o que ele trouxe.
Este browser conseguiu manter-se ao longo dos anos e criar uma legião de fãs que o usa, independentemente da plataforma que está a usar.
O Opera Mini foi agora actualizado no Android e traz um conjunto de novas funcionalidades que o preparam para mais uns bons anos de utilização.
O Opera Mini consegue manter a simplicidade que é exigida a um browser, ainda para mais de uma plataforma móvel, ao mesmo tempo que garante o acesso sem qualquer problema aos sites que queremos visitar e que normalmente consultamos.
Consegue reduzir ao mínimo os consumos de recursos, sem que isso resulte numa perda de qualidade dos elementos que visualizamos ou das páginas que visitamos.
Esta nova versão do Opera Mini pretende trazer para este browser as mais recentes novidades que a Opera tem estado a colocar nos seus browsers, garantindo o máximo de coerência entre as diferentes ofertas.
Passamos assim a ter disponível algumas novidades muito interessantes, sendo a mais relevante a possibilidade de reduzir ao máximo os consumos de dados. Estes consumos pode ser consultados directamente na interface do Opera Mini.
Esta nova versão promete aos utilizadores reduções até 90%, tudo graças à passagem dos conteúdos pelos servidores da Opera, onde estes são tratados.
Depois temos também a possibilidade de mudar a forma como o Opera Mini apresenta a informação, adaptando-se ao dispositivo onde está a ser executado.
Com três modos distintos (Telefone, Tablet ou Clássico), a informação é apresentada da forma mais consistente com o que o utilizador pretende.
Existe agora também a presença dos separadores, um elemento já padrão nos browsers, e que permite que controlemos melhor as páginas abertas. Há ainda a navegação anónima e a possibilidade de vermos os sites mais visitados.
Outra novidade é a possibilidade de sincronizarem os vossos favoritos com as restantes versões do Opera que utilizem, fora das plataformas móveis.
A criação desta nova versão do Opera Mini pretende ser um local de testes para medir a aceitação por parte dos utilizadores de novas funcionalidades.
Tendo por base a versão actual do Opera para Android, foi criada uma versão muito mais leve e com novas funcionalidades, dedicada a máquinas com recursos mais reduzidos, mas que também pode ser usada em qualquer outra máquina, com resultados óbvios.
Testem esta nova versão e tenham um browser rápido, mas ao mesmo tempo capaz de vos dar as principais funcionalidades que esperam de um software destes.