Pplware

O Android poderá correr aplicações Windows muito em breve

Os planos de ter os diferentes sistemas operativos móveis a partilhar aplicações não é novo e tem já casos de sucesso bem conhecidos.

Mas novas ideias têm surgido e um novo passo pode estar prestes a ser dado. Em breve vamos poder ter aplicações Windows a correr directamente no Android, graças ao CrossOver e ao Wine.

Todos os utilizadores do Linux conhecem bem o Wine. Esta aplicação consegue trazer para o Linux e para o Mac as muitas aplicações Windows, que sem esta ajuda não poderiam ser executadas.

Mas a equipa que desenvolve o Wine anunciou agora que o próximo sistema a ser suportado seria o Android e que até ao final do ano o CrossOver chegaria ao sistema operativo da Google.

Se é simples e rápido ter aplicações Android a correr no Windows e até no Mac, o oposto é algo que há muitos anos era pedido e esperado, mas que apenas agora poderá ser finalmente uma realidade.

O CrossOver trará para o Android a capacidade de correr as aplicações Windows, da mesma forma que o Wine o faz para o Linux e para o OSX.

Neste momento o que está a reter a chegada do CrossOver ao mercado é a ausência de um modelo de negócio que permita aos Codeweavers, que o desenvolvem, poder mantê-lo vivo e actualizado.

Na prática o CrossOver não será a solução final que muitos esperavam. Permitirá correr algumas aplicações Windows em alguns equipamentos Android.

Estas limitações que existem resultam dos mesmos problemas que o Wine tem encontrado e que teimam em não conseguir ser ultrapassadas.

Algo que é parece estar a ser um entrave grande à maior expansão é mesmo o hardware usado. O CrossOver apenas poderá ser corrido em sistemas Android x86, que são Android equipados com processadores Intel ou AMD, o que limita e muito o acesso das plataformas a esta aplicação.

É no entanto um primeiro passo dado no sentido de trazer para o Android outras aplicações de outros ecossistemas, algo que há muito é pedido.

A Microsoft trilhou o caminho inverso e parece estar a ter uma aceitação muito grande pelos programadores. É agora a vez do Android ter o mesmo tratamento, e com o que parece ser um sucesso potencial também grande.

Exit mobile version