A tendência de hábitos de vida saudável está cada vez mais em crescimento. Nos últimos anos tem-se assistido a uma quase massificação das actividades ao livre e quase todos conhecemos alguém que não passa sem uma caminhada ao fim do dia ou uma voltinha de bicicleta ao Domingo.
Mas não é só de desporto que se faz uma vida saudável, neste campo a alimentação é também essencial e por vezes estes hábitos levam à necessidade de saber a informação nutricional dos alimentos para controlar a dieta.
Quantas calorias tem determinado alimento? Será que esse alimento tem mais gordura saturada que outro substituto? E quais alimentos mais ricos em determinado nutriente?
Estas são questões que quem se preocupa com alimentação, seja por que motivos for, muitas vezes coloca. A Internet tem muita informação e os profissionais de saúde, nomeadamente os nutricionistas, também a disponibilizam. Porém, na Internet a informação está dispersa e nem sempre é fiável e os nutricionistas nem sempre estão no momento em que surgem determinadas dúvidas.
Ter uma aplicação que englobe toda a informação relativa aos alimentos, que faça comparações entre alimentos e que indique a informação para as quantidades pretendidas poderá ser uma forma de suprimir as limitações já assinaladas.
A NutriData é uma aplicação para Android, criada pelo nutricionista Miguel Goyanes, que tenta responder a estas e a outras questões relacionadas com a composição dos alimentos.
A aplicação disponibiliza informação nutricional das bases de dados oficiais de 9 países, nomeadamente, Portugal, Brasil, Estados Unidos da América, Inglaterra, França, Espanha, Canadá, Dinamarca e Austrália. Ao todo são mais de 27 mil alimentos e, dependendo da base de dados, são avaliados mais de 150 nutrientes.
A aplicação permite pesquisar os alimentos por ordem alfabética, por grupo de alimentos ou simplesmente por um alimento específico através da pesquisa. A pesquisa poderá ser feita tanto em português como em inglês para qualquer base de dados utilizada.
A pesquisa pode também ser feita por nutrientes escolhendo o grupo de alimentos que pretende avaliar. Perante a pesquisa é devolvida uma lista dos alimentos maiores ou melhores fornecedores desse nutriente.
A informação nutricional apresentada é dada para 100g/ml de alimento, mas facilmente pode ser alterada para a quantidade desejada e os valores dos nutrientes alteram-se, adequando-se à nova quantidade. As quantidades podem ser também alteradas consoante a dose diária recomendada para diferentes grupos etários.
Se existirem alimentos que fazem parte constantemente da dieta, é possível adicioná-los a uma lista de favoritos tendo ainda como possibilidade a comparação nutricional entre dois alimentos.
A aplicação existe nas versões gratuita e paga. A diferença entre elas prende-se com algumas limitações da versão gratuita, como por exemplo a limitação de pesquisa a uma única base de dados, a disponibilização de apenas alguns valores nutricionais e o valor calórico dos alimentos, entre outras.