Pplware

Nova versão do ARCore traz suporte a mais modelos

A Google tem no ARCore o futuro da realidade aumentada para os dispositivos que estejam equipados com o sistema Android.

Depois da primeira versão estar limitada a um número muito restrito de smartphones, a nova versão ARCore 1.1 deverá adicionar suporte a mais alguns modelos.


A realidade virtual é uma tecnologia que tem ganho cada vez mais adeptos e que irá registar um grande crescimento nos próximos tempos. As grandes marcas de sistemas operativos mobile, como a Google e a Apple, já estão empenhadas no desenvolvimento desta tecnologia e os frutos já começam a surgir.

Embora o ARKit da Apple aparente estar mais evoluído, a Google tem aplicado um esforço extra para desenvolver o seu ARCore e acompanhar a sua concorrência. Depois de ter sido apresentada a versão 1.0 no MWC Barcelona, para um número reduzido de dispositivos, a Google estará a preparar a nova versão, a 1.1, que deverá trazer suporte a um maior número de dispositivos.

Segundo o Android Police, foram descobertos alguns ficheiros na pasta /assets/device_profile_database com informações de alguns modelos que não são suportados ainda na versão 1.0 e que deverão ser acrescentados na nova versão.

Embora ainda não seja oficial, cada ficheiro já contém as definições para cada câmara e sensores de cada modelo. Ou seja, se tiver um destes equipamentos, ao instalar a versão 1.1 do ARCore, disponível para download aqui, poderá já testar esta nova tecnologia. Não sendo ainda oficial, algumas aplicações da Play Store também ainda não reconhecem o suporte a estes dispositivos, obrigando a instalar as aplicações através de uma fonte externa, com o APK Mirror.

Nesta lista encontram-se os seguintes modelos:

O ARCore está em constante evolução e já permite começar a ter algum contacto com a realidade aumentada. Além dos vários jogos que pode jogar, aplicações como a do IKEA já suportam esta tecnologia e permitem, por exemplo, exibir alguns móveis na sua casa, de forma a que possa avaliar se compra ou não.

Conheça mais acerca do ARCore

Exit mobile version