Pplware

Nova funcionalidade do Google pode salvar vidas numa emergência

A Google lançou uma nova funcionalidade, o Emergency Live Video, que permite partilhar a câmara do seu telemóvel com os serviços de emergência. Esta funcionalidade é semelhante à que já está disponível no iPhone e ativa a função de câmara enquanto está numa chamada de emergência. Uma vez ativado, os assistentes podem encaminhá-lo para a emergência ou localizá-lo.


Emergency Live Video pode salvar vidas

A funcionalidade chama-se Vídeo de Emergência ao Vivo e está disponível para todos os telemóveis Android com versão 8 ou superior. Funciona de forma muito simples: durante uma chamada ou mensagem de emergência, o operador pode enviar um pedido para partilhar o vídeo em direto. A Google refere que esta funcionalidade é útil em momentos em que não consegue descrever com precisão o que está a acontecer, seja por stress ou perigo.

Assim que a operadora enviar o pedido, o seu telefone irá exibir uma notificação a perguntar: “Deseja partilhar vídeo ao vivo?”. A funcionalidade pode utilizar a câmara principal (traseira) ou a frontal, e pode ativar a lanterna ou enviar uma mensagem para a operadora diretamente a partir da interface do utilizador. O utilizador partilhará não só o vídeo, mas também a sua localização precisa com os serviços de emergência.

A transmissão de vídeo de emergência em direto baseia-se no ELS, uma ferramenta que utiliza uma combinação de GPS, redes celulares, Wi-Fi e dados de sensores para ajudar os socorristas a localizar as pessoas que estão a ligar para os serviços de emergência. A tecnologia funciona em 99,9% dos dispositivos Android, é gratuita e segura, pelo que ninguém consegue intercetar as comunicações.

Novidade da Google para chamadas de emergência

O serviço de Vídeo em Direto de Emergência estará disponível a partir de agora em algumas regiões do México, Alemanha e em todos os Estados Unidos. Para o utilizar, é necessário um telemóvel com Android 8 ou superior e os serviços Google Play ativados. Este último requisito não se aplica aos telemóveis Huawei, a não ser que utilize o MicroG ou outra aplicação que ative as bibliotecas necessárias.

Segundo a Google, as chamadas são encriptadas por defeito e o utilizador tem a palavra final. O vídeo em direto requer aprovação do seu dispositivo móvel, pelo que os operadores não podem aceder à sua câmara sem o seu consentimento. Uma vez ativado, pode terminá-lo a qualquer momento, bastando para isso premir o botão de desligar.

A Google não mencionou a disponibilidade de vídeo ao vivo de emergência para Espanha e outros países da América Latina. A empresa afirmou estar a trabalhar com organizações de segurança pública em todo o mundo para expandir a funcionalidade a mais regiões. Provavelmente, assistiremos a uma implementação gradual e completa em todos os países nos próximos meses.

Exit mobile version