A Nokia é uma das marcas mais acarinhadas pelos fãs, pelos entusiastas de dispositivos móveis e pelos saudosos utilizadores dos verdadeiros telemóveis.
Contudo, em plena era digital, reina o smartphone e em 2019 teremos novas tendências. O futuro Nokia 8.1 Plus, também ele com a plataforma Android One da Google, irá trazer aos utilizadores alterações ao nível de software. Apostamos que será uma experiência simples e “pura”.
Nokia 8.1 Plus quer ser tendência?
Aquilo que merece a nossa atenção é sobretudo o design deste possível Nokia 8.1 Plus. Será um dos primeiros terminais da marca a abolir o notch, ou entalhe, no topo do ecrã.
Esta tendência grassou durante o ano de 2017, após a apresentação do iPhone X, e teve o seu apogeu durante o ano de 2018. Todavia, já temos várias alternativas, tendo a mais recente sido desenvolvida por uma das fornecedoras da Apple.
Vem aí o novo Nokia 8.1 Plus
Agora, em 2019, assistiremos a um gradual abandonamento do notch em detrimento de novas soluções. Entre elas, teremos sobretudo o recorte circular para albergar a câmara fotográfica frontal. É uma solução igualmente conhecida por ecrã perfurado, ou ecrã “Infinity-O” no universo Samsung.
Chegamos assim ao cerne deste artigo. A galeria de imagens e vídeo foram divulgados pelo leaker Steve Hemmerstoffer, responsável pelo perfil de Twitter @OnLeaks.
Podemos assim ver, em primeiro lugar, um ecrã praticamente completo, preenchendo a quase totalidade do painel frontal. Temos apenas o recorte circular para albegar a sua câmara frontal e um bezel bastante reduzido.
O ecrã do Nokia 8.1 Plus deverá apresentar uma resolução Full-HD+. Utilizará um painel IPS LCD com um total de 6.22 polegadas de diagonal, seguindo ainda o padrão 18.5:9.
Ecrã sem o notch no próximo Nokia 8.1 Plus
Ainda assim, a sua margem inferior aparenta ser um pouco mais larga do que a margem superior. Algo que põe em causa a simetria deste smartphone com a plataforma Android One, mas não a sua elegância.
Entretanto, no painel traseiro temos uma câmara dupla de alinhamento vertical. Assim sendo, teremos aqui ligeira protuberância para acomodar a sua câmara principal, algo que poderá não agradar a todos os utilizadores.
Câmara dupla com aprovação da ZEISS
Olhando ainda para estas imagens e informação veiculada, podemos ver a referência às lentes ZEISS bem como ao seu flash LED quádruplo. Entretanto, estamos igualmente curiosos para ver as capacidades da sua câmara frontal.
Este será sem dúvida um dos seus pontos fortes, ainda que para já os sensores e resolução dos mesmos permaneça uma incógnita.
Ao mesmo tempo teremos também uma porta USB do Tipo C na aresta inferior. Além disso, segundo as imagens é-nos mostrada também uma possível construção em vidro e metal. Não esqueçamos ainda a presença da porta áudio P2, o vulgo jack de 3,5mm.
A fuga de informação revela ainda as dimensões deste terminal agraciado com a plataforma Android One. A saber: 156,9 x 76,2 x 7,9 mm (altura x largura x espessura).
Software? O Android Pie 9.0 do programa Android One
Em suma, um dos pontos que já não suscita dúvidas é o seu software. Veja-se a inscrição “Android One” no painel traseiro deste possível Nokia 8.1 Plus. Esta é uma das primeiras confirmações de características.
Assim sendo, teremos direito ao mais recente Android Pie 9.0 da Google, fornecido, claro está, pelo programa Android One. Por outras palavras, continuaremos a ter uma experiência simples, leve e “pura”.
Em síntese, o Nokia 8.1 Plus pode ser uma das próximas apostas da fabricante finlandesa para 2019. Dessa forma, acreditamos numa apresentação do smartphone durante o próximo MWC 2019, já em fevereiro próximo.
E claro, quem é que se pode esquecer do suposto Nokia 9 PureView com as suas 5 câmaras?