Pplware

Niagara Launcher – mude a forma como usa o Android

O Android e as diversas interfaces de utilizador desenvolvidas com base nele nem sempre respondem da melhor forma às preferências de utilização de cada pessoa ou são demasiados consumidores de recursos. É nestes casos que os launchers atuam e este Niagara Launcher vem mudar completamente a forma como vai usar o seu smartphone.


O que é um Launcher para Android?

Antes de falar sobre o Niagara Launcher é importante esclarecer o que é um “Launcher”. Este surge frequentemente no vocabulário dos utilizadores de smartphones Android, mas para muitos ainda é algo desconhecido.

Os smartphones Android, apesar de terem todos o mesmo sistema operativo, são, na sua maioria, personalizados pelas marcas, com ícones de aplicações próprias, com funcionalidades exclusivas, formas de interação diferentes… Esta personalização através de interfaces de utilizador próprias das marcas nem sempre é útil ao consumidor, nem sempre é do seu agrado e, por exemplo, para quem troca com frequência de smartphone, a necessidade de habituação a outra interface pode ser aborrecida. Além disso, existem algumas delas que consomem demasiados recursos sem que o utilizador se aperceba.

É aqui que entram os Launchers que são, basicamente, apps Android que permitem personalizar o smartphone à medida das necessidades e preferências dos utilizadores, disponíveis a partir da Google Play Store.


Niagara Launcher

O Niagara Launcher encontra-se ainda em fase de desenvolvimento, mas já pode ser encontrada na Play Store da Google. Este launcher apresenta-se com um conceito diferente onde o utilizador passa a dar destaque apenas às apps que realmente utiliza.

Para o Homescreen, o utilizador vai poder escolher até 8 aplicações favoritas e todas as outras serão encontradas através de uma lista que se encontra por ordem alfabética que pode ser percorrida com um deslizar de dedo sobre o ecrã para cima e para baixo.

No Homescreen, as notificações que chegarem às apps favoritas irão ficar visíveis abaixo da app, o que é uma vantagens face aquilo que o Android oferece. Rapidamente, o utilizador saberá qual o assunto a tratar.

Este conceito ainda em desenvolvimento, poderá apresentar agora nesta fase alguns erros, mas numa primeira impressão a forma de utilização é bastante agradável e intuitiva. Vale a pena experimentar!

Homepage: Peter Huber
Preço: Gratuito


Conheça ainda:

 

Exit mobile version