Para obter um reembolso total
Certamente já lhe aconteceu comprar uma aplicação para o seu smartphone e passado algum tempo considerar que afinal não era bem aquilo que estava a espera. Foi a pensar nesses casos que a Google criou uma política de devolução para aplicações e jogos pagos que permite ao cliente experimentar e, se não gostar, este pode devolver sem qualquer custo.
Recentemente a Google anunciou que o cliente poderá devolver qualquer app ou jogo pago no prazo de duas horas para obter um reembolso total.
Até agora a Google apenas tinha definido um período de 15 minutos (de relembrar que no passado o período já foi de 24h, mas os programadores reclamaram o facto do período ser muito extenso) para quem pretendesse devolver aplicações ou jogos pagos. Com a actualização da politica do Google Play, a Google aumentou o prazo para 2h.
Se o período de devolução de duas horas tiver terminado, a Google recomenda que os utilizadores contactem o programador da aplicação diretamente. As informações de contacto do programador de um jogo encontram-se na página de detalhes da aplicação ou do jogo no Google Play.
E como devolver uma aplicação no período de duas horas após a compra?
No dispositivo
- Abra a o Google Play Store.
- Vá a As minhas aplicações.
- Seleccione a aplicação ou o jogo que pretende devolver.
- Seleccione Reembolsar.Se o período de devolução de duas horas ainda não tiver terminado, serão apresentados os botões Abrir e Reembolsar. Se não for apresentado o botão Reembolsar, a compra não é elegível para devolução.
- Siga as instruções para concluir o reembolso e desinstalar a aplicação ou o jogo.
Assim que o período de devolução de duas horas tiver terminado, será apresentado o botão Desinstalar em vez do botão Reembolsar. Se seleccionar Desinstalar, removerá a aplicação do dispositivo, mas não receberá um reembolso.
Nota: não é possível devolver uma aplicação ou um jogo mais do que uma vez. Se for reembolsado relativamente a uma aplicação durante o período de devolução de duas horas e, posteriormente, decidir efectuar novamente a compra, não poderá receber um segundo reembolso pela aplicação.
No computador (play.google.com)
- Aceda ao Google Play através de um navegador de Internet.
- Clique no ícone da roda dentada > As minhas encomendas.
- Aponte para a aplicação ou o jogo que pretende devolver. Clique no ícone de menu apresentado.
- Seleccione Comunicar um problema e, em seguida, seleccione a opção de reembolso. Descreva o motivo do reembolso e clique em Enviar.
Toda esta informação está publicada na própria página de ajuda do Google Play aqui.
O que acha deste novo período? Concorda ou acha que continua a ser pouco?