O maior certame anual de tecnologia móvel começa oficialmente amanhã, a 25 de fevereiro. Contudo, hoje já assistimos a inúmeros lançamentos. Agora, é a vez desta fabricante sul-coreana nos apresentar os seus novos smartphones para o segmento de gama média. Eis os LG Q60, LG K50, bem como o LG K40, três estreias no MWC19.
Estão mais elegantes, com uma melhor qualidade de construção e acima de todo, mais poderosos do que nunca. Se estiver à procura de um novo equipamento de gama média, tenha estes em consideração.
Um total de três novos smartphones Android para o segmento de gama média com um design mais cuidado para 2019. Chegaram durante a keynote ou conferência de apresentação da marca durante o MWC19 e, de acordo com a marca, são três novos smartphones “consumer-friendly”. Chegam para reforçar o segmento onde a maioria dos consumidores acaba por escolher o seu novo dispositivo móvel.
Chegaram os novos LG Q60, LG K50 e LG K40
Ainda de acordo com a própria marca, o novo trio de equipamentos foi pensado e desenvolvido para aqueles que procuram dispositivos móveis avançados. Sem, todavia, comprometer a sua usabilidade. Por conseguinte, foram criados os LG Q60, LG K50 e LG K40 com caraterísticas premium, tecnologias avançadas e design elegante. Tudo a um preço acessível.
Em primeiro lugar temos o mais económico e modesto nos novos terminais apresentados durante a MWC19, o LG K40 tem um ecrã de 5,7 polegadas de diagonal. Utiliza um painel IPS LCD com resolução HD+ portanto, com 720 x 1440 píxeis para uma densidade de 282 píxeis por polegada, com o formato 18:9.
Em seguida, no seu interior, temos uma plataforma móvel não especificada. Contudo, de acordo com a marca temos aqui 8 núcleos de processamento (octa-core) a 2,o Ghz. Entretanto, apontamos também o seu sistema operativo, o Android Pie 9.0, bem como os seus 32 GB de armazenamento interno e 2 GB de memória RAM.
O LG K40 é o mais modesto dos smartphones apresentados na MWC19
O LG K40 apresenta-nos também uma câmara fotográfica traseira de 16 MP de resolução, bem como o seu flash LED. Já ao nível da gravação de vídeo é capaz de gravar em 1080p Full-HD a 30 fps. Entretanto, no seu painel frontal encontramos uma câmara fotográfica de 8 MP para as suas selfies.
O utilizador pode ainda utilizar um cartão de memória microSD (até 2 TB) para aumentar o armazenamento interno. Ao nível das dimensões, o LG K40 mede 53.0 x 71.9 x 8.3 mm (altura x largura x espessura). Está ainda equipado com uma bateria de 3000 mAh de capacidade.
Por fim, temos um leitor de impressões digitais neste painel traseiro, com todos os seus cantos perfeitamente arredondados. Note-se ainda as suas margens superior e inferior, simétricas, bem como o flash LED frontal. Tudo isto num envelope que aparenta ser metálico e um revestimento em vidro com cantos arredondados.
Numa última nota, também este LG K40 conta com um botão dedicado à Google Assistant. Para além dos típicos botões On /Off e do seletor de volume, todos eles colocados na sua lateral.
O novo LG K50
Subindo um pouco no portfólio de novos produtos encontramos o LG K50, um conjunto mais apetrechado, com caraterísticas mais apetecíveis. Assim sendo, temos um ecrã de 6,26 polegadas de diagonal. Trata-se de um painel IPS LCD que mantém a resolução HD+ portanto, com 720 x 1520 píxeis. Cifra que se traduz numa densidade de 269 píxeis por polegada e o formato 19.5:9.
O seu sistema operativo é igualmente o Android Pie 9.0, bem como o seu processador (octa-core) a 2,o Ghz, tal como LG K40. Ao nível da memória temos 3 GB de RAM, bem como 32 GB e armazenamento interno que pode ser ampliado até 512 GB com recurso a um cartão de memória microSD.
Em seguida, na sua traseira encontramos uma câmara dupla, de 13 MP e 2 MP. Aqui de acordo com a marca, o segundo sensor será utilizado para proporcionar o efeito de desfoque artístico de fundo. Mais conhecido como efeito bokeh. Ambos os sensores apresentam um alinhamento horizontal, rematado pelo seu flash LED.
A LG renovou o seu alinhamento de smartphones no MWC19
Logo abaixo encontramos o seu leitor de impressões digitais, presente na sua traseira revestida a vidro. Por fim, este LG K50 utiliza uma estrutura metálica e, também ele com cantos arredondados, além de um “notch” em formato de gota de água ou lágrima onde repousa a sua câmara frontal de 13 MP.
Já ao nível de dimensões, o LG K50 mede 161.3 x 77 x 8.7 mm (altura x largura x espessura). Note-se que também ele conta com um botão dedicado à Google Assistant. Sem esquecer os tradicionais botões On /Off e seletor de volume, na sua lateral. Está ainda equipado com uma bateria de 3500 mAh de capacidade.
O segmento de smartphones de entrada e gama média só ficaria completo com a apresentação de um terceiro terminado no MWC 19, por isso, vamos conhecê-lo.
E por fim, o LG Q60 com câmara tripla!
O LG Q60 está equipado com o mesmo ecrã do dispositivo anterior. Assim sendo, temos aqui um ecrã de 6,26 polegadas de diagonal. Trata-se de um painel IPS LCD que mantém a resolução HD+ portanto, com 720 x 1520 píxeis. Cifra que se traduz numa densidade de 269 píxeis por polegada e o formato 19.5:9.
Aliás, todos estes três smartphones apresentados no MWC19 utilizam a mesma plataforma móvel, o mesmo processador (octa-core) a 2,o Ghz. Conta também com 3 GB de memória RAM, mas agora com 64 GB de armazenamento interno, também ele expansível.
O LG Q60 destaca-se pela sua câmara traseira, tripla. Esta é composta por um sensor primário de 16 MP, sensor secundário de 5 MP e, por fim, um sensor de 2 MP. Entretanto, encontramos também uma câmara frontal de 13 MP na sua parte frontal, repousando no “notch”.
O LG Q60 é o mais poderoso deste trio
Tanto o LG Q60 como o LG K50 estão equipados com uma bateria de 3.500mAh para sessões mais longas de leitura de notícias, jogos ou streaming de conteúdos. Já o LG K40, com 3.000mAh, sendo menor terá bateria suficiente para assegurar um dia inteiro de uso entre as cargas, aqui de acordo com a empresa.
Em suma, para maximizar a usabilidade diária das séries Q e K, os engenheiros da LG concentraram-se em maximizar os dois recursos básicos que os atuais utilizadores de smartphones mais cobiçam. Em primeiro lugar a vida útil da bateria e, igualmente importante, o desempenho da câmara.
A empresa sul-coreana não especificou qualquer data de chegada ao mercado para estes terminais. Nem mesmo os seus preços de venda ao público.