Todos os anos a Google cria uma nova versão do Android, com melhorias e com novidades que desenvolve de forma incansável. Seguindo uma política de nomes bem definida, está agora a criar a versão N.
Se o nome da próxima versão é mais do que lógico, a Motorola acabou por confirmá-lo, ao mostrar pela primeira vez o Android O.
Desde que a versão 1.5 do Android, a Cupcake, saiu em 2009 que a Google segue uma nomenclatura fixa no que toca aos nomes das versões do seu sistema operativo móvel. Usando sempre a ordem do alfabeto, sabe-se quase sempre de forma antecipada qual vai ser a próxima letra usada e qual o princípio do nome a ser usado.
Neste momento a Google tem na rua o Android N e que ainda não tem um nome final conhecido, mesmo tendo a Google pedido aos utilizadores que a ajudem a definir o nome desta nova versão.
A Motorola fez agora algo que ainda não tinha sido iniciado e trouxe-nos as primeiras referências sobre a nova versão. E sim, como sempre se esperou, o próximo Android será o O, mas ainda terá de muito trabalho pela frente.
Depois de ter lançado os novos Moto G4, a Motorola apressou-se a reforçar que estes novos dispositivos vão ser lançados com o Android Marshmallow, mas que vão manter a política de actualizações da empresa e têm já garantidas as novas versões N e O do Android.
Ainda é muito cedo para se poder falar do que a Google tem para colocar no Android O. Há todo o caminho do Android N pra percorrer e a Google tem ainda terminar as novas funcionalidades e as melhorias inerentes. Mas a certeza do Android O é grande, mesmo sem esta nova suposta confirmação da Motorola.