Pplware

Microsoft matou de vez o projecto de migração de apps do Android

Os planos da Microsoft quando mostrou ao mundo o Windows 10 Mobile eram grandes e abrangiam muitas áreas. As mais importantes revelaram a intenção de criar formas para importar aplicações desde outros sistemas de forma transparente e com o mínimo trabalho.

Depois de vários passos no sentido certo, até com algumas ferramentas lançadas, eis que a Microsoft matou de vez o projecto Astoria, que ia trazer as apps Android para o Windows 10 Mobile.

A aposta da Microsoft para o projecto Astoria era forte. Esta seria a forma simples de transpor as aplicações Android para o Windows 10 Mobile de forma quase directa, removendo aos programadores a penosa tarefa de apresentar uma nova linguagem de programação.

Todos os trabalhos desenvolvidos seguiram essa filosofia. A Microsoft tinha o seu modelo e as ferramentas prontas para deixarem a zona de testes, começando a aventura no mundo real.

Mas a Microsoft resolveu dar alguns passos atrás e anunciou agora o fim deste projecto, focando-se de forma única no projecto Islandwood, que faz o mesmo, mas para o iOS.

A justificação da Microsoft

O anúncio do fim do projecto Astoria e da portabilidade de aplicações Android para o Windows 10 Mobile, foi feito através de email para os que estavam a aguardar para testar esta novidade.

Segundo a Microsoft os programadores mostraram a sua preferência pela versão para iOS e a abordagem seguida, isso levou à escolha óbvia pelo Islandwood e a sua filosofia.

You told us that the iOS Bridge architecture, using a middleware SDK-based approach rather than the Android Bridge’s emulation-based approach, provides a significantly better mechanism for integrating code with Windows and enhancing it for each device.

Consequently, as we have carefully considered this feedback, we have decided that we would focus on the Windows Bridge for iOS and make it the single Bridge option for bringing mobile code to all Windows 10 devices, including Xbox and PCs.

Resta agora aos programadores focarem-se no iOS e na forma que a Microsoft vai encontrar para transpor as aplicações deste sistema com o mínimo de trabalho.

Será simples criar as aplicações universais e assim alimentar a loja de aplicações do Windows, que bem precisa de ser reforçada para cativar ainda mais utilizadores.

Exit mobile version