A segurança é um tema sensível no Android e que nem sempre é bem tratado. São muitas as falhas descobertas, fruto de utilizações nem sempre recomendadas.
Uma avaliação agora feita revelou que mais de metade das apps de segurança que se encontram na Play Store não são úteis e não protegem os utilizadores.
O estudo da AV-Comparatives testou e avaliou mais de 200 app dedicadas à segurança no Android e descobriu um cenário que não é nada favorável a este sistema operativo e aos utilizadores. Muitas são as apps que prometem proteger os utilizadores e os seus dados e na verdade não fazem nada.
A análise feita revelou que 84 dessas aplicações detetaram mais de 30% das amostras de apps problemáticas e tiveram zero falsos positivos, o que é um bom resultado.
Há ainda 79 apps que detetaram menos de 30% das amostras de apps problemáticas e tiveram elevadas taxas de falsos resultados. É neste campo que os números começam a não ser satisfatórios.
As restantes 41 apps tiveram um comportamento muito mau, tendo bugs e sendo inseguras e ineficazes. De acordo com o relatório da AV-Comparatives, estas apps pareciam ter sido criadas por amadores ou por empresas que não estão focadas nas questões de segurança. Estas apps foram entretanto removidas da loja de aplicações da Google.
Os testes da AV-Comparatives foram realizados usando um sistema automatizado e contra 2000 apps maliciosas conhecidas e 50 apps que se sabem ser seguras. Usou-se um Nexus 5 a correr Android 6.0.1 Marshmallow.
Este é um cenário muito negro para a Google e para o Android, revelando que o controlo das apps na Play Store não é tão firme como seria esperado por todos, levando a que sejam abertas portas para a entrada de problemas e quebras de segurança.