Hoje em dia, são desgastantes os dias para nós trabalhadores. Temos de pensar em N coisas ao mesmo tempo, dentro e fora do trabalho. Por vezes, esquecemo-nos de pagar esta e aqueloutra factura. E lá está a EDP, a Galp ou outra companhia à nossa perna. Para evitar esse problema, Miguel Marques decidiu criar esta pequena jóia que tem por objectivo relembrar-nos daquilo que não convém esquecer de pagar.
Com o m.Faturas, vai ser possível gerirmos as nossas facturas domésticas (água, luz, gás, Internet, telemóveis, etc.). A aplicação permite-nos ver as facturas que estão por pagar, o respectivo montante e a data limite de pagamento da respectiva. Conforme vamos pagando as nossas facturas vamos assinalando-as como “pagas”.
Podemos introduzir nesta aplicação dados de pagamento das:
- Facturas relativas a pagamento de serviços;
- Facturas relativas a pagamentos ao Estado;
- Facturas pagas via Débito Directo.
É-nos dada a possibilidade de criarmos alertas para esses pagamentos (que podem ser configurados com dias e horas de antecedência), enviar SMS e Email com informação da factura, o que é excelente, pois assim, podemos partilhar esses dados com alguém. Imaginemos que Pedro está no trabalho e tem uma determinada factura a pagar e hoje é o último dia do prazo. Recebe um aviso do seu telemóvel. Reencaminha os dados à esposa, que está em casa, e esta vai então proceder ao pagamento. São situações como esta nas quais o programador pensou e que fazem muito jeito.
Prosseguindo com a nossa maravilhosa pérola, isto não pára por aqui. Temos ainda a possibilidade de ter no ecrã principal do nosso smartphone/tablet um widget com o montante e a data limite da próxima factura que está por pagar. Mais uma das vantagens desta aplicação que nos permite estarmos sempre a par, não nos deixa esquecer pagar a próxima factura.
No ecrã seguinte, podemos ver então a entidade (com o logótipo, neste caso), a entidade, referência, montante e data limite. Também podemos atribuir um nome especial à factura, neste caso, “Casa Aveiro”, para diferenciar das outras facturas da mesma companhia.
Na barra de notificações junto do relógio, poderemos também visualizar o aviso (a notificação) de que existe uma próxima factura a pagar. Esta(s) notificação(ões) poderá(ão) ser apagada(s) premindo CLEAR, no canto superior do ecrã, depois de termos arrastado a barra de notificações para baixo.
Agora que já sabemos o que esta aplicação nos oferece, vamos ver como os dados são processados.
Para começarmos, temos de carregar no botão do nosso telemóvel “Menu” para activar o rodapé composto por 3 comandos: Nova fatura, Opções e Sair. E devemos escolher Nova fatura.
Aqui é-nos perguntado se queremos criar uma factura de “Pagamentos de Serviços”, Débito Directo ou Pagamentos ao Estado.
Vamos escolher, por exemplo, Pagamento de Serviços.
Por defeito, ao abrir o próximo formulário, aparece na entidade “Outros“. Vamos carregar na seta verde e escolher Vodafone:
Nesta fase, só temos de preencher os campos mostrados, e depois activar o alarme. Neste mesmo ecrã, puxando para baixo, poderemos colocar um visto quando o pagamento for feito.
Tal como vimos, também podemos ter contas a pagar ao Estado. Aparecem assim:
Como conclusão, depois de ter instalado esta aplicação no meu telemóvel, depois de a ter testada, recomendo mesmo que o façam, usem e abusem. Vale mesmo a pena. É um bom lembrete. Trata-se de uma aplicação super pequena, leve e rápida, contando com poucos ou nenhuns bugs. Além de tudo isso, é gratuita!
O que é que acha da aplicação? Faz jeito? O que é que suger como melhorias?
A pedido do Sr. Miguel Marques, aqui fica uma pequena sugestão. Se quiserem contribuir para o desenvolvimento desta aplicação, poderão fazê-lo ao enviar por email mais logótipos que desejam ver a aparecer na aplicação. O email é m.faturas@gmail.com.